Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Classroom aprimora detecção de plágio em textos de alunos

Por| 04 de Dezembro de 2020 às 16h20

 Nick Morrison / Unsplash
Nick Morrison / Unsplash
Continua após a publicidade

Nesta sexta-feira (3), o Google anunciou novidades voltadas ao seu recurso para a área de educação, o Google Classroom. Trata-se de um aprimoramento na ferramenta de detecção de plágios, intitulada relatórios de originalidade. Com as mudanças, o recurso alerta quando um documento contém símbolos de diferentes alfabetos ou outros sistemas de escrita.

Em anúncio realizado no blog Google Workspace, a empresa conta que, às vezes, os alunos trocam caracteres específicos por símbolos semelhantes para enganar a tecnologia de detecção de plágio. Se o aluno substituísse a letra "a", exemplo, pelo símbolo grego "⍺" ou pelo símbolo cirílico "α" em meio a um texto plagiado, a tecnologia não conseguia reconhecer e detectar.

Mas isso mudou! Os relatórios de originalidade agora irão fazer um alerta quando o documento contém símbolos de outro alfabeto ou sistema de escrita. Assim, os educadores podem revisá-lo com atenção e determinar se o aluno teve um motivo legítimo para usar esses símbolos diferentes. Vale ressaltar que os alunos que usam relatórios de originalidade não verão esse recurso.

Google Classroom aprimora detecção de plágio em textos de alunos, identificando caracteres especiais em meio ao texto (imagem: Gery Wibowo/Unsplash)
Google Classroom aprimora detecção de plágio em textos de alunos, identificando caracteres especiais em meio ao texto (imagem: Gery Wibowo/Unsplash)

No anúncio, o Google esclarece que não há controle de administrador para este recurso, e que ele estará automaticamente disponível para educadores quando os relatórios de originalidade forem ativados para uma tarefa.

A previsão é que o lançamento aconteça gradualmente nas próximas semanas. A novidade também será disponível tanto para clientes do G Suite quanto usuários autônomos do Classroom. Não estará disponível para Google Workspace Essentials, Business Starter, Business Standard, Business Plus, Enterprise Essentials, Enterprise Standard e Enterprise Plus.

Fonte: Google Workspace