Google Classroom: como usar a sala de aula virtual como estudante ou professor

Por Ariane Velasco | 09 de Abril de 2020 às 12h30
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O Google Classroom (ou Google Sala de Aula) é uma plataforma que permite que professores e estudantes se conectem e acessarem livros em PDF e atividades, seja como complemento para aulas presenciais ou Ensino à Distância (conhecido também como EAD). O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e é bem fácil de usar.

Google Classroom: como usar a conta de estudante

O Google Classroom funciona de maneiras diferentes para professores e estudantes. Por isso, é necessário entender a diferença entre ambos. A seguir, veja como usar o aplicativo com a conta de estudante:

Passo 1: baixe o Google Classroom na App Store ou Google Play.

Google Classroom: aplicativo gratuito pode ser baixado no Android e iOS (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: toque em “Primeiros passos” para iniciar o seu acesso à plataforma.

Não será exibido nenhum tutorial (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 3: escolha um e-mail do Gmail e toque em “OK”.

De preferência, acesse o Google Classroom usando seu e-mail acadêmico (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 4: na tela seguinte, toque no ícone “+”, no canto superior direito da tela. Depois, insira o código da turma que deve ter sido enviado por seu professor e toque em “Participar”. Caso você tenha recebido um e-mail com o convite, é só clicar no link enviado para fazer parte da classe.

É possível participar da aula via código ou e-mail (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 5: os materiais de sua matéria do Google Classroom serão abertos quando você tocar no nome da matéria. Para acessá-los, basta tocar sobre eles.

O Google Classroom pemite fazer o download dos PDFs enviados (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 6: para responder a uma pergunta, toque sobre ela e digite sua resposta. Depois, é só selecionar a opção "Entregar".

Uma vez que a resposta for enviada, ela não poderá ser editada a não ser que o professor tenha permitido (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 7: agora, para entregar um trabalho, toque em “Nova atividade” e acesse “Seu trabalho”. Depois, caso você queira enviar um arquivo, selecione “Adicionar anexo” e, logo em seguida, “Entregar”.

Você pode marcar a atividade como concluída para controlar melhor seus trabalhos (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 8: para interagir com seus colegas de classe e também com o professor, basta adicionar comentários na turma abaixo de cada envio da tela inicial.

Após escrever o comentário, é só tocar na seta para enviar (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 9: por fim, no meu localizado do lado esquerdo da tela, é possível acessar todas as suas turmas, sua agenda, as notificações que foram enviadas, suas atividades, as turmas que já foram arquivadas e suas configurações do Google Classroom.

As turmas arquivadas são aquelas cuja matéria já foi concluída (Captura de tela: Ariane Velasco)

Google Classroom: como usar a conta de professor

Já, caso você queira adicionar material para seus alunos no Google Classroom, siga o tutorial abaixo:

Passo 1: depois de fazer o download do aplicativo, toque em “Primeiros passos”. Em seguida, escolha um e-mail para usar na plataforma.

Use o Google Classroom com seu e-mail institucional para encontrar alunos mais fácil (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: toque no ícone “+”, no canto superior direito da tela e, em seguida, selecione “Criar turma”.

Toque em "Criar conta" para começar (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 3: concorde com os termos de uso e toque em “Continuar” - se você estiver usando o Google Classroom para reunir alunos de uma instituição, é necessário que a escola tenha sido inscrita no G Suite for Education.

Leia atentamente as condições de uso para o Google Classroom (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 4: insira o nome da turma, que é obrigatório, seguido do ano, da sala e da disciplina, que são opcionais.

Adicione informações que tornem a identificação da matéria fácil (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 5: selecione a opção “Pessoas” para escolher os alunos que deseja adicionar à sua matéria. Depois, toque o ícone de adição, conforme sinalizado abaixo:

Você também pode convidar outros professores para a mesma turma (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 6: insira o e-mail do aluno e toque em “Convidar”. Você também pode, caso queira, simplesmente enviar o código da matéria por e-mail, que pode ser localizado logo abaixo de “Alunos”, na tela anterior.

Adicione um ou vários endereços de e-mail (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 7: acesse o menu “Atividades”, na parte inferior da tela, para criar uma atividade através do ícone “+”.

O menu "Atividades" pode ser encontrado na parte inferior da tela (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 8: você pode selecionar uma atividade comum, uma pergunta, um material (em PDF), um tópico ou até mesmo reutilizar uma postagem que já tenha sido feita anteriormente.

Os tópicos servem para organizar as atividades do Google Classroom (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 9: para uma atividade, adicione um título e, caso queira, uma descrição para sua atividade. Em seguida, selecione uma pontuação ou a opção “Sem nota” e especifique uma data de entrega. Na opção “Tópico”, você também pode inserir a postagem em uma categoria. Não se esqueça de tocar na seta do lado superior direito da tela para concluir a postagem.

Selecione a pontuação máxima atribuída à atividade e uma data para entrega (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 10: já, caso você tenha escolhido postar uma pergunta, insira o assunto seguido de instruções (caso queira). Depois, especifique quantos pontos cada resposta certa valerá, a data de entrega e um tópico. Você também pode definir se a questão será dissertativa ou múltipla escolha, se os alunos podem editar a resposta ou se podem discutir entre si.

Você também pode permitir que os alunos editem a resposta depois de enviada (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 11: para adicionar um material, insira o título e, caso queira, uma descrição. Você também pode organizar o PDF em um tópico. Não se esqueça de anexar o arquivo no ícone de clipe, no canto superior direito da tela.

É possível adicionar vários livros em PDF no Google Classroom (Captura de tela: Ariane Velasco)

E você, sabia que era possível organizar sua rotina de estudos com o Google Classroom? Conte pra gente nos comentários.

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