Dia do Professor | 10 aplicativos para ajudar na sala de aula

Reprodução

Hoje, 15 de outubro, é Dia do Professor, aquele profissional que nos acompanha durante uma boa parte da vida e que faz parte da nossa história e educação. Atualmente, com a ajuda da tecnologia, a preparação das aulas, estudos, interação com os alunos, sejam eles bebês, crianças ou adolescentes, ficou muito mais fácil.

Com um smartphone, um projetor ou até mesmo com o papel, professores de qualquer disciplina, até mesmo de universidades, conseguem educar de maneira mais prática. Pensando nesta data tão especial para os profissionais da educação, fizemos uma lista com 10 aplicativos bastante úteis que podem ajudar um professor na sala de aula.

Confira quais são:

1- ClassDojo: Sala de aula e Casa (iOS/Android)

No aplicativo ClassDojo, o professor pode criar uma comunidade com todos os seus alunos, registrando os melhores momentos da vida dentro da sala de aula para o compartilhamento com os pais. Os alunos ainda podem conferir diversas ferramentas para ajudar na rotina de estudo.

2- Microsoft Office Lens|PDF Scan (iOS/Android)

Digitalizar um documento é sempre necessário para a sala de aula, por isso a dica da vez é o app Microsoft Office Lens | PDF Scan. No aplicativo, o professor pode registrar de forma digital qualquer documento que for usado na sala de aula, como trabalhos e provas, e transformá-los em arquivos editáveis no Word e PowerPoint.

3- Canva Criar Imagem Editar Foto (iOS/Android)

Para que o professor crie suas apresentações e aulas, ter acesso a um aplicativo que o ajude a produzir essas artes é essencial para economizar tempo e, ao mesmo tempo, poder mostrar uma aula de qualidade. No app Canva, é possível criar com templates, imagens, texto e dimensões, com ferramentas bem acessíveis e didáticas.

4- Google Classroom (iOS/Android)

Com o Google Classroom, também conhecido como Google Sala de Aula, escolas, organizações e professores podem criar conexões eficazes com seus alunos. O app traz opções para a criação de turmas, distribuição de tarefas, além de novas formas de comunicação e organização para uma aula mais completa.

5- Microsoft Whiteboard (iOS/Android - MS Teams)

Agora, a dica é para aquele professor que gosta de criar ao lado de seus alunos. Com um quadro branco no iPhone ou iPad, usando uma caneta ou apenas o toque do dedo, é possível criar esboços de projetos que, automaticamente, viram formas em tempo real. Todo o trabalho fica salvo na nuvem para consulta futura. No Android, o quadro branco funciona dentro do Microsoft Teams.

6- TED (iOS/Android)

No aplicativo do TED, o professor tem acesso a uma biblioteca com as mais diversas palestras, de profissionais e pessoas inspiradoras para exibir em sua sala de aula. Os painéis falam sobre os mais diversos temas possíveis, como tecnologia, ciências, entre muitos outros.

7- ClipEscola (iOS, Android)

O aplicativo ClipEscola é outra opção para quem quer organizar as suas aulas e a comunicação com alunos, pais e colaboradores de uma escola. O app disponibiliza ferramentas de registros de entrada e saída, calendário, diário do professor, agenda de recados, conversas, entre outros recursos.

8- Box — Cloud Content Management (iOS/Android)

Para uma boa organização das aulas, é ideal ter um local para guardar todos os seus arquivos de forma segura e que estejam disponíveis a qualquer momento, online ou offlime. Pensando nisso, a dica é o aplicativo Box Cloud Content Management, que permite o armazenamento, visualização, edição e compartilhamento seguro.

9- Educreations Whiteboard

Agora, a dica é uma nova opção de quadro branco para quem gosta de usar a imaginação na hora de ensinar. No aplicativo Educreations Whiteboard para iOS, você pode dar as suas aulas interagindo com os alunos fazendo desenhos, esboços, rascunhos, anotações, entre outros tipos de conteúdos interativos que tornam o aprendizado mais divertido. Uma alternativa similar para o Android é o LiveBoard Interactive, que é um quadro colaborativo que serve como ferramenta auxiliar de ensino.

10- Pocket (iOS/Android)

Estar sempre por dentro do que está acontecendo é essencial para aulas mais atualizadas, levando ao aluno o melhor aprendizado possível. Por isso, a sugestão é organizar conteúdos que precisam ser estudados no aplicativo Pocket. No app, você salva o que precisa ler e deixa disponível para consulta quando quiser.

Você é professor e tem alguma dica de aplicativo para ser usado na sala de aula? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.