10 aplicativos para ajudar na sala de aula

Por Diego Sousa | 30 de Abril de 2020 às 22h50
Reprodução

Há não muito tempo, o ensino dentro da sala de aula deixou de ser apenas “papel e caneta” e o uso da tecnologia, tanto para alunos quanto para professores, tornou-se uma das principais ferramentas para aprender e ensinar com mais facilidade.

Seja no celular, tablet ou computador, diversos aplicativos disponíveis em lojas online podem ajudar a organizar suas tarefas, ensinar algum idioma, criar um ambiente de estudo para educadores e alunos e facilitar a distribuição de atividades, dentro e fora da sala de aula.

Pensando em ajudá-lo a organizar sua vida escolar neste período de isolamento social, preparamos uma super lista com vários aplicativos bastante úteis para alunos e professores.

Confira quais são:

1. ClassDojo: Sala de aula e Casa (iOS/Android)

App ClassDojo permite criar um ambiente com alunos, pais, professores e responsáveis de escolas (Foto: Captura de tela/Diego Sousa)

No aplicativo ClassDojo, o professor pode criar uma comunidade com todos os seus alunos, registrando os melhores momentos da vida dentro da sala de aula para o compartilhamento com os pais. Os alunos ainda podem conferir diversas ferramentas para ajudar na rotina de estudo.

Na Play Store, o app é uma dos ambientes mais seguros e confiáveis para pais, alunos e professores, possuindo avaliação 4,3 / 5 entre os usuários. Além disso, a plataforma já foi baixada mais de 10 milhões de vezes.

2. Microsoft Office Lens|PDF Scan (iOS/Android)

App é muito usado por universitários para digitalizar tarefas (Foto: Captura de tela/Diego Sousa)

Digitalizar um documento é sempre necessário para a sala de aula, por isso a dica da vez é o app Microsoft Office Lens | PDF Scan. No aplicativo, tanto universitários quanto professores podem registrar de forma digital qualquer documento que for usado na sala de aula, como trabalhos e provas, e transformá-los em arquivos editáveis no Word e PowerPoint.

O Microsoft Office Lens é um dos principais aplicativos digitalizadores disponíveis nas lojas online, com avaliação 4,8 / 5 e mais de 10 milhões de downloads.

3. Canva Criar Imagem Editar Foto (iOS/Android)

No Canvas, há dezenas de templates para diversas atividades, como apresentações institucionais e educacionais (Foto: Captura de tela/Diego Sousa)

Para que o professor crie suas apresentações e aulas, ter acesso a um aplicativo que o ajude a produzir essas artes é essencial para economizar tempo e, ao mesmo tempo, poder mostrar uma aula de qualidade. No app Canva, é possível criar com templates, imagens, texto e dimensões, com ferramentas bem acessíveis e didáticas.

Não só para professores, o aplicativo Canvas também permite que alunos possam criar cartazes para trabalhos, montagem de fotos, cartões e até currículos.

O Canvas é bastante conhecido em sua versão para computador, mas o app para Android permite que você se torne um artista gráfico mesmo sem ser um profissional.

4. Google Classroom (iOS/Android)

Professores podem criar turmas e passar atividades mesmo longe da sala de aula (Foto: Captura de tela/Diego Sousa)

Com o Google Classroom, também conhecido como Google Sala de Aula, escolas, organizações e professores podem criar conexões eficazes com seus alunos. O app traz opções para a criação de turmas, distribuição de tarefas, além de novas formas de comunicação e organização para uma aula mais completa.

O melhor de tudo? O Classroom é totalmente grátis! Se você quiser saber como usar a sala de aula virtual como estudante ou professor, confira o passo a passo nesta matéria.

5. TED (iOS/Android)

Aplicativo TED é uma plataforma de conhecimento, com centenas de palestras grátis (Foto: Captura de tela/Diego Sousa)

Com foco em aprimorar o ensino, o aplicativo TED dá acesso a uma biblioteca com as mais de 2.000 palestras de profissionais e pessoas inspiradoras para exibir em sua sala de aula. Os painéis falam sobre os mais diversos temas possíveis, como tecnologia, ciências, entre muitos outros.

6. ClipEscola (iOS/Android)

Caption

O aplicativo ClipEscola é outra opção para quem quer organizar as suas aulas e a comunicação com alunos, pais e colaboradores de uma escola. O app disponibiliza ferramentas de registros de entrada e saída, calendário, diário do professor, agenda de recados, conversas, entre outros recursos.

7. Google Tarefas (iOS/Android)

Interface simples permite criar tarefas rapidamente (Foto: Captura de tela/Diego Sousa)

Por possuir uma interface mais simples, o Google Tarefas é ideal para alunos organizarem suas atividades e compromissos. Um simples toque permite adicionar uma tarefa, mas é possível adicionar detalhes na descrição, definir datas, horários e anexar arquivos. Quando a tarefa for concluída, basta um toque para limpá-la e partir para outra.

O Tarefas do Google não é tão conhecido quanto outros organizadores de atividades, mas se destaca por sua simplicidade e utilidade.

8. Box — Cloud Content Management (iOS/Android)

Box permite visualizar arquivos online e offline (Foto: Captura de tela/Diego Sousa)

Para uma boa organização das aulas, é ideal ter um local para guardar todos os seus arquivos de forma segura e que estejam disponíveis a qualquer momento, online ou offline. Pensando nisso, a dica é o aplicativo Box Cloud Content Management, que permite o armazenamento, visualização, edição e compartilhamento seguro.

9. Documentos Google (iOS/Android)

A maioria dos smartphones já vem com o Documentos instalado (Foto: Captura de tela/Diego Sousa)

Pode não parecer, mas o Documentos Google é um dos aplicativos colaboradores mais completos do mercado. Para trabalhos em grupo, o aplicativo permite que outras pessoas utilizem o mesmo documento em tempo real, além de poder adicionar comentários e ações necessárias para sua equipe sem precisar trocar de página.

Além disso, um dos principais diferencias do Documentos é a sua integração com a Conta Google, ou seja, tudo o que você fizer estará salvo na nuvem, sem correr o perigo de perder um trabalho importante.

10. Pocket (iOS/Android)

Pocket é uma central de estudos (Foto: Captura de tela/Diego Sousa)

Estar sempre por dentro do que está acontecendo é essencial para aulas mais atualizadas, levando ao aluno o melhor aprendizado possível. Por isso, a sugestão é organizar conteúdos que precisam ser estudados no aplicativo Pocket. No app, você salva o que precisa ler e deixa disponível para consulta quando quiser.

Dica extra: Duolingo (iOS/Android)

Quer aprender um idioma se divertindo? Duolingo é uma opção! (Foto: Captura de tela/Diego Sousa)

Escolhido pelo Google como "O melhor do melhor" em 2013 e 2014, o Duolingo é um apps mais efetivos se você quiser aprender um idioma. Totalmente grátis, o Duolingo disponibiliza cursos para aprender inglês, espanhol, alemão ou francês de uma maneira divertida e prática.

Segundo o próprio app, 34 horas de Duolingo equivale a 1 semestre de nível universitário de aulas de idiomas. O Duolingo já foi baixado mais de 100 milhões de vezes, ou seja, dá para perceber a popularidade do app, não é?

Você é professor ou aluno e tem alguma dica de aplicativo para ser usado para aprimorar os estudos? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.