Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Congressistas nos EUA e Europa já começam a se opor à criptomoeda do Facebook

Por| 19 de Junho de 2019 às 10h33

Congressistas nos EUA e Europa já começam a se opor à criptomoeda do Facebook
Congressistas nos EUA e Europa já começam a se opor à criptomoeda do Facebook
Facebook
Tudo sobre Facebook
Continua após a publicidade

Não fez nem um dia que o Facebook anunciou a sua criptomoeda chamada Libra e congressistas tanto dos Estados Unidos quanto da União Europeia já esboçaram preocupação sobre o novo mecanismo monetário.

De forma geral, a preocupação primeiro surge em relação aos grupos que encabeçam e controlarão a moeda. Entre eles estão PayPal, MasterCard, Uber, eBay e a Calibra, uma nova subsidiária do Facebook. Segundo a companhia da rede social, a proposta é levar sistema de bancos a populações desprivilegiadas.

Nos Estados Unidos, a voz mais crítica sobre a moeda foi a da congressista Maxine Waters. Em fala na tarde desta terça-feira (18), ela chamou atenção para os escândalos recentes de privacidade da rede social. Para ela, é necessário um período de moratória antes que o Facebook coloque a Libra para circular:

“Dado o passado turbulento da companhia, estou pedindo que o Facebook concorde com uma moratória antes de seguir com o desenvolvimento da criptomoeda até que o Congresso e reguladores tenham a oportunidade de examinar os problemas e tomar devidas ações”.

Ela foi apoiada por colegas como o senador Sherrod Brown, que disse “não poder permitir que o Facebook assuma o risco de uma nova criptomoeda”. Outros três parlamentares também se opuseram à movimentação da rede social.

Europa

Já na União Europeia, quem levantou a polêmica foi o ministro francês Bruno Le Marie. Para ele, “está fora de cogitação que o Libra se torne uma moeda soberana”, disse em entrevista ao Bloomberg. “Isso não pode, nem vai acontecer, reforçou.

Continua após a publicidade

Ele ainda convocou os bancos centrais dos países do G7 para prepararem um documento sobre o Libra. O grupo tem uma reunião em julho e deve discutir o assunto.

Em resposta, o Facebook disse que “vai buscar responder as questões de legisladores na medida em que o processo for acontecendo”. A defesa da rede social é que a sua subsidiária Calibra será a barreira de separação entre questões do Facebook com o sistema do Libra, motivo da criação de uma nova empresa.

Fonte: VICE