Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Overman | O que já sabemos sobre o primeiro filme de super-herói brasileiro?

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Agosto de 2023 às 14h05

Felipe Chueng
Felipe Chueng
Continua após a publicidade

Baseado nas tirinhas da famosa quadrinista Laerte, o super-herói Overman ganhará uma adaptação homônima para os cinemas em breve. O longa, que tem direção de Thomás Portella (La Situación) e produção da Midgal Filmes, já começou a ser gravado no Rio de Janeiro, e a primeira imagem traz o ator Caco Ciocler caracterizado com as roupas do personagem.

Vale lembrar que, embora Overman seja o primeiro filme de super-herói brasileiro, ele não se assemelha em nada aos personagens da Marvel e pela DC, já que tem uma vida muito mais ordinária do que se pode imaginar. Na trama, ele é um desempregado e propenso a vícios que está sem propósito de vida. Seu destino só muda quando recebe uma proposta do Governador (Otávio Muller) para trabalhar na Secretaria de Segurança Pública.

Overman será vivido por Caco Ciocler. (Imagem:Divulgação/Felipe Chueng)
Overman será vivido por Caco Ciocler. (Imagem:Divulgação/Felipe Chueng)

Chegando no novo emprego, o herói começa a trabalhar com Pâmela (Karina Ramil), a Mulher Cachorro e heroína que logo se sobressai no serviço e passa a ganhar reconhecimento do chefe e de todos os colegas de trabalho. Acontece que isso fere a masculinidade frágil e tóxica do Overman e, enquanto ele se desdobra para defender a cidade, também tem que encontrar uma maneira de cuidar do seu ego ferido.

Como se já não bastassem tais problemas, Overman ainda se mete em mais uma confusão: descobre segredos obscuros do Governador e precisa decidir o que fazer com eles.

Neurótico, vulnerável, inseguro e se sentindo perseguido, o personagem de Laerte é cômico e divertido e expõe de maneira leve todas as problemáticas da masculinidade tóxica.

De acordo com Iafa Britz, produtora responsável pelo longa, a escolha de Caco para o papel foi na contramão do que era esperado e, justamente, por isso está dando um resultado tão agradável em cena.

Continua após a publicidade
“O Overman, esse anti-herói que a Laerte construiu e que o Tomás está lapidando e revisitando, expõe todas as fragilidades do personagem com muito humor e ironia. A escolha pelo Caco não é óbvia, a princípio, pois ele é um homem no avesso, sensível e consciente do seu papel político. Essa dicotomia traz um olhar interessante para a construção da cena, que já é provocativa pelo próprio texto genial. “

Além disso, ela ainda comentou sobre como o filme celebra a trajetória da Laerte, cartunista tão admirada no meio artístico.

“O filme mistura humor ácido, clichês, cores, efeitos. Celebramos a trajetória grandiosa da Laerte, essa cartunista que traz sempre contrapontos do que está acomodado. Traz reflexões sobre gente. É deste lugar, de quebra de zona de conforto, de crítica com entretenimento, que queremos fazer”.
Continua após a publicidade

Overman nos quadrinhos

Criado em 1988, Overman ficou conhecido pelas tirinhas que eram publicadas no jornal Folha de São Paulo. O intuito de Laerte era fazer uma sátira aos super-heróis tradicionais e construir uma narrativa cômica sobre o egocentrismo, vaidade e masculinidade frágil dos homens.

O personagem foi pensado como um deboche direto ao Superman e, assim, como o herói jornalista, também usa capa, roupas coladas, tem o poder de voar e se guia sobre a dualidade entre o bem e o mal.

A grande diferença entre os dois fica por conta da máscara, já que Overman nunca a tira, pois não tem uma identidade secreta. Assim que termina de salvar a cidade do crime, ele volta a sua vidinha medíocre de sempre. Vale ressaltar que para, construir o protagonista, a cartunista optou por abusar do exagero, extrapolando os limites da normalidade. Confira abaixo uma adaptação em forma de animação.

Continua após a publicidade

Além dele, outro personagem aparecerá em cena. Trata-se de Ésquilo, o ajudante de Overman com quem ele divide uma pensão decadente. No filme, ele será vivido por Victor Lamoglia, ator que tem em seu currículo a série Ninguém Está Olhandoe os filmes de comédia Socorro, Virei Uma Garota! e Como Hackear Seu Chefe.

Completam o time também Karina Ramil, Raphael Logam, Marina Provenzzano, Maria Lucas, Caio Riscado, Isabele Riccart e Saulo Arcoverde.

O que esperar da adaptação de Overman?

Continua após a publicidade

Quem for assistir a Overman no cinema pode esperar uma obra divertida que atualiza o texto, mas continua mantendo a essência do personagem. Esse, inclusive, é o grande desafio da adaptação, como grante o diretor Tomás Portella.

“Temos um personagem dos anos 1990 e precisamos atualizar o discurso e o humor para os tempos atuais. E, para transformar uma tirinha em um longa-metragem, é preciso dar uma tridimensionalidade para os personagens e ter uma coerência afetiva nas histórias. As tirinhas por si só são um recorte, mas, neste projeto, temos o objetivo de desenvolver o filme e deixá-lo crescer de maneira fluida, sem transformá-lo em esquetes”.

Vale lembrar que Overman ainda não tem data de estreia confirmada, mas será lançado nos cinemas de todo Brasil.