Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica | Legado Explosivo não tem legado, nem é explosivo

Por| 15 de Janeiro de 2021 às 19h10

Imagem Filmes
Imagem Filmes
Continua após a publicidade

Mais uma vez, Liam Neeson salva o seu dia e de quebra ainda protege a sua família. Sem muitas explosões e sem um “passar adiante” que justifique a palavra “legado”, o título original Honest Thief (literalmente, Ladrão Honesto) não apenas é mais fiel à história, como também consegue deixar mais claro para o espectador que o filme não é tão recheado de ação quanto indica o título em português.

Legado Explosivo é um filme curioso. Enquanto o senso comum insiste em dizer que romances têm apelo feminino e os filmes de ação têm o público masculino como maior alvo, os filmes estrelados por Liam Neeson sugerem a união de gêneros tão supostamente díspares. O que temos em mãos, portanto, é um filme de ação que se desenvolve a partir de um romance avassalador. O que poderia ser uma excelente mistura, se tornou apenas mais um filme para contribuir com os memes que surgiram com a franquia Busca Implacável.

Imagem: Reprodução/Imagem Filmes
Imagem: Reprodução/Imagem Filmes

Atenção! A partir daqui, a crítica pode conter spoilers.

Roteiro implodido

Inicialmente, Legado Explosivo parece ter um roteiro ainda mais fraco quando ficamos nos questionando sobre a péssima ideia que Tom (Neeson) teve de se entregar daquela forma. Um ladrão inteligente, capaz de deixar a polícia o procurando por anos, não foi capaz de prever a corrupção policial. Erro de principiante. Embora com o desenvolvimento da trama passemos a entender o que passou em sua cabeça, suas motivações e desejos, essa ponta solta deixa de existir, mas isso não significa que o filme ficará livre de questionamentos.

Continua após a publicidade

Não é necessário que um filme siga as regras da realidade em que vivemos, mas é de suma importância que, dentro do seu universo, as ações dos personagens façam sentido. Particularmente, acho bastante frustrante quando nos achamos mais inteligentes e sábios que personagens que deveriam deter certos conhecimentos específicos: se você foi mais sagaz que um personagem que deveria lhe surpreender, provavelmente o roteiro é bastante fraco (ou, se não for o caso, parabéns pela sua sagacidade).

Imagem: Reprodução/Imagem Filmes
Imagem: Reprodução/Imagem Filmes

A questão é que, em Legado Explosivo, policiais do FBI e um super-ladrão ex-fuzileiro tomam decisões incrivelmente questionáveis para problemas que poderiam ser resolvidos com um pouquinho de tecnologia. Mesmo o romance, que envolve um sentimento complexo como o amor, é tratado como o desenvolvimento de um casal adolescente que está vivendo as borboletas na barriga pela primeira vez na vida.

Continua após a publicidade

Adoro ver pessoas adultas, de meia-idade ou “maduras”, sobretudo idosas, em romances. O amor e os relacionamentos não acabam depois de uma certa idade. Tratar essas pessoas como adolescentes movidos unicamente pelo amor torna tudo um pouco menos crível, já que essas pessoas têm outras relações (profissionais, familiares…) que não são ausentes como nos mostra Legado Explosivo.

Mas… é bom?

Como sabemos, um filme pode ser bom e ruim ao mesmo tempo, tudo depende de quem está vendo. Legado Explosivo se enquadra naquela categoria de filmes genéricos de ação dos anos 1980 e 1990, que chamavam a atenção pelo ator e que sempre mostravam um badass mocinho. Nesse sentido, Legado Explosivo tem seu valor enquanto entretenimento raso de ação.

Imagem: Reprodução/Imagem Filmes
Imagem: Reprodução/Imagem Filmes
Continua após a publicidade

Por outro lado, sabemos que nenhuma dessas produções é barata e que, para assistirmos a estes filmes, precisamos pagar por um ingresso, o que nos permite querer que seja entregue um entretenimento de qualidade. Sem um conteúdo realmente notável para chamar a atenção, tudo o que resta para Legado Explosivo é a adrenalina da ação. Que é praticamente inexistente.

Lian Neeson, que assume o personagem aposentado, não entrega nenhuma performance marcante em termos de ação e a direção carece de tensão, além de não empolgar com os momentos de suspense. É notável como as ações são concatenadas com um fim muito específico e somos capazes de prever a morte dos personagens simplesmente porque sabemos que, sem isso, haveria ainda menos para fisgar a atenção dos espectadores.

Imagem: Reprodução/Imagem Filmes
Imagem: Reprodução/Imagem Filmes

Liam Neeson têm filmes marcantes de ação em sua carreira, mesmo os piores (que são provavelmente os mais divertidos), mas Legado Explosivo parece ser mais um daqueles títulos que ficarão esquecidos em sua filmografia esperando para que algum fã o encontre e enfim revele seu valor.

Continua após a publicidade

Enquanto seguimos tentando entender como esse roteiro foi levado adiante enquanto outros tantos não são sequer lidos pelos profissionais da indústria, deixo aqui um elogio à melhor dupla do filme: Sean Meyers (Jeffrey Donovan) é o único personagem com nuances realmente interessantes e não podemos ignorar que parte disso se deve ao fato de ele contracenar com Tazzie, o doguinho.

Ah! E se alguém puder me ajudar: por que ele precisou fazer aquela cena toda para se entregar no final? Por um breve momento, quase achei que Tom iria pedir Sean em casamento.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Canaltech.