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Volkswagen quer fazer SUV elétrico derivado da Amarok

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Janeiro de 2023 às 11h00

Divulgação/ Volkswagen
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A nova geração da Volkswagen Amarok não chegará ao Brasil, mas pode ser importante para a expansão da gama de carros elétricos da empresa em um futuro próximo. Isso porque a montadora alemã pretende não apenas fazer um SUV com base em sua picape média, mas também quer que ele seja zero emissão.

Já é de conhecimento geral que o atual projeto da Amarok é oriundo de uma parceria entre a Ford e a Volks. A plataforma da picape, aliás, é a T6, a mesma da Ford Ranger — essa, sim, confirmada para o Brasil na nova geração. Para o possível SUV elétrico, a base deve ser a MEB+ e traços já vistos no conceito ID.Ruggdzz, de 2019, podem aparecer nesse produto.

Nova geração da VW Amarok não virá ao Brasil como picape, mas pode, quem sabe, vir como SUV elétrico (Imagem: Divulgação/Canaltech)
Nova geração da VW Amarok não virá ao Brasil como picape, mas pode, quem sabe, vir como SUV elétrico (Imagem: Divulgação/Canaltech)

A meta é audaciosa. Criar um SUV de porte grande, maior do que qualquer outro da linha ID (incluindo a ID.Buzz), com enorme autonomia, capacidade off-road das melhores do mercado e visando atender o consumidor dos Estados Unidos. O país, aliás, está nos planos de expansão da Volkswagen, com cifras bilionárias despejadas na planta de Chattanooga para a fabricação do ID.4 e, possivelmente, do ID.7, que foi apresentado recentemente na E3.

Para que um projeto com participação da Ford faça realmente sentido, é natural que o mercado norte-americano esteja nos planos de lançamento desse SUV elétrico, mas tudo ainda deve estar na prancheta. Vale lembrar que, atualmente, o maior SUV feito pela Volkswagen no mundo é o VW Talagon, vendido na China. Nos Estados Unidos, esse posto pertence ao VW Atlas.

Picapes que também viraram SUVs

É normal empresas aproveitarem a base de uma picape, que é feita sobre chassi, para desenvolver utilitários grandes.

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São os casos, por exemplo, da Toyota, com a SW4, e da Chevrolet, com a Trailblazer, ambas vendidas aqui no Brasil.