Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tesla Full Self-Driving agora tem modo assertivo de condução; assista

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Janeiro de 2022 às 16h20

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube
Tesla
Tudo sobre Tesla
Continua após a publicidade

A poucos dias de implementar o aumento de US$ 2 mil dólares (cerca de R$ 11 mil, na cotação atual) ao pacote Full Self-Driving (FSD) do Piloto Automático de seus carros, a Tesla anunciou uma novidade para a versão 10.3 do software: o modo assertivo de condução.

A partir de agora, o condutor que tiver o pacote mais atualizado poderá escolher como o carro responderá em determinadas situações. Os modos disponibilizados pela Tesla para o FSD são chamados de Chill, Average e Assertive (Calmo, Médio ou Assertivo, em português).

Segundo a Tesla, o nome de cada modo indica o respectivo estilo de condução, mas, na prática, a diferença entre eles com o motorista no comando seria praticamente imperceptível. A mudança é por conta do Auto-Pilot.

A marca definiu cada modo da seguinte forma:

  • Chill: Neste perfil, o Model X terá uma distância de seguimento maior e realizará menos mudanças de faixa de velocidade;
  • Average: Neste perfil, o Model X terá uma distância média de seguimento e poderá realizar paragens de rolamento;
  • Assertive: Neste perfil, o Model X terá uma distância de seguimento menor, realizará mudanças de faixa de velocidade mais frequentes, não sairá das faixas de ultrapassagem e poderá realizar paradas de rolamento.

Em entrevista para a BBC, um especialista no assunto afirmou que “às vezes pode ser mais seguro para um sistema automatizado ser mais assertivo, como um motorista humano, em vez de ser excessivamente cauteloso”.

Captura de tela mostra os três modos de condução assertiva do Full Self-Driving da Tesla (Imagem: Reprodução/YouTube)
Captura de tela mostra os três modos de condução assertiva do Full Self-Driving da Tesla (Imagem: Reprodução/YouTube)
Continua após a publicidade

Modo assertivo do Tesla FSD em ação

Um canal do YouTube não perdeu tempo e foi para as ruas testar os três novos meios de condução disponibilizados para o pacote Full Self-Driving da marca.

Segundo o pessoal do DÆrik, várias situações interessantes foram encaradas, como a presença de ciclistas nos dois lados da avenida, mas o FSD da Tesla “encarou a situação como um campeão”.

Continua após a publicidade

Fonte: Inside EVs, BBC