Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preview BMW X6 M Competition | Na pista com o SUV mais rápido da BMW no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Novembro de 2022 às 09h00

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
BMW
Tudo sobre BMW
Continua após a publicidade

O BMW X6 M Competition é o SUV mais rápido da BMW à venda no mercado brasileiro. Preparado pela divisão Motorsport da montadora alemã, o carro é monstruosamente grande, tem design agressivo e um motor preparado para lhe trazer alegrias no seu track day.

E é a pista o melhor lugar para extrair o que há de melhor no BMW X6 M Competition. Não que seu uso no cotidiano deva ser ruim. Ele tem espaço de sobra, itens de comodidade e tecnologia de todos os tipos e modos de condução voltados para o conforto. Entretanto, não há como negar: todo o acerto do carro foi mesmo voltado para a esportividade. Não à toa, carrega o nome M Competition.

O BMW X6 M Competition (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
O BMW X6 M Competition (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

O Canaltech foi convidado pela BMW para participar do evento comemorativo dos 50 anos da divisão M e pode testar o BMW X6 M na pista do Circuito Panamericano. Veja como foi a experiência a bordo do SUV.

BMW X6 M Competition: Impressões ao dirigir

O estilo coupé do BMW X6 é uma das coisas que mais apaixonam no SUV, mesmo que isso sacrifique um pouco da visibilidade traseira — assim como em outros modelos de mesmo desenho, como o Volvo C40. Mas a grade com entradas de ar bem grandes, mesmo que chamativas, tornam o conjunto harmonioso no geral.

Muitos difusores e entradas de ar para refrescar o V8 (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Muitos difusores e entradas de ar para refrescar o V8 (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Continua após a publicidade

Sempre citamos o design em nossas avaliações de carros, mesmo que nas prévias, porque a aparência se conecta com o que sentimos ao volante. E no caso do BMW X6 M Competition o casamento foi perfeito entre o que ele tenta passar e sua exibição na pista.

O esquema de testes no Circuito Panamericano foi parecido com o de outros carros esportivos e nervosos no circuito. Nossa reportagem ficou perfilada em fila indiana com outros colegas e saímos em disparada pelo circuito, atingido por uma forte chuva que caia na região de Elias Fausto/SP.

Traseira do X6 é harmoniosa e ajuda na aerodinâmica do SUV (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Traseira do X6 é harmoniosa e ajuda na aerodinâmica do SUV (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Mesmo assim, nas retas, conseguimos atingir os 210 km/h (a máxima do X6 M é de 290 km/h). Isso foi possível graças ao motorzão 4.4 V8 biturbo, que despeja 625cv e 76,5 kgf/m de torque, aliado ao ótimo trabalho do câmbio automático de oito marchas com os ajustes da M para torná-lo mais arisco nas trocas.

Continua após a publicidade

Além disso, é possível ajustar manualmente o trabalho do câmbio aumentando ou diminuindo o intervalo da relação entre uma marcha e outra. Todos os ajustes, seja de câmbio, acelerador ou suspensão, podem ser salvos nas teclas M1 e M2, presentes no volante.

Os botões M1 e M2 funcionam como perfis pré-determinados pelo motorista (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Os botões M1 e M2 funcionam como perfis pré-determinados pelo motorista (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Não deu muito tempo de fuçarmos em todas as funções do carro, mas, conforme nos foi explicado pela BMW, os ajustes fixados antes do teste permitiam que experimentássemos o X6 M em um modo "normal" e outro com todas as funções esportivas liberadas.

Nas curvas, nem parece SUV

Continua após a publicidade

E foi nesse modo "esportivo" que percebemos que faz muita diferença um SUV com ajustes pensados para competição e desempenho. É normal que haja mais rolagem de carroceria em carros assim, mas o BMW X6 M Competition nos fez sentir como em um hot hatch ou até mesmo um sedan tamanha a estabilidade nas curvas e retomadas.

Acabamento agrada e não é exagerado (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Acabamento agrada e não é exagerado (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

O modo esportivo também muda a relação do câmbio de oito marchas, o motor e a tração integral, tornando tudo muito mais arisco e violento. O trabalho da BMW foi tão bem feito que não há o famoso turbolag por aqui. Quando pisamos, seja da inércia, seja em retomadas, a patada dos 76,5 kgf/m vem quase que instantaneamente.

Diversão para todos

Continua após a publicidade

Como citamos, não deu tempo de aferir todas as qualidades e programações do BMW X6 M Competition, mas ficamos curiosos com as duas telas posicionadas na fileira traseira de bancos (ver galeria). Com o teste completo, poderemos verificar o que há à disposição dos outros passageiros quando pensamos em entretenimento e conveniência.

BMW X6 M Competition: O que esperar do SUV?

O melhor ambiente para saber como anda o BMW X6 M Competition é na pista. Trata-se de um carro essencialmente esportivo, com ajustes que o tornam um carro realmente "na mão", com muita potência, dirigibilidade e precisão. Na prática, apesar de seu tamanho (4,94m), nos sentimos dirigindo um hatch nervoso e não um SUV.

O BMW X6 M Competition está à venda no Brasil por preços a partir de R$ 1.066.950.

Continua após a publicidade