Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é Telegram?

Por| Editado por Bruno Salutes | 25 de Abril de 2015 às 14h30

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas
Telegram
Tudo sobre Telegram
Continua após a publicidade

Afinal, o que é esse tal de Telegram? Concorrente direto do WhatsApp, trata-se de um aplicativo de mensagens que, segundo a própria empresa, tem como foco a segurança. O funcionamento das plataformas, inclusive, é muito semelhante.

Lançado em 2013, a plataforma permite conversar com amigos e familiares, enviar mensagens e arquivos de diferentes formatos, criar grupos de até 200 mil pessoas e canais com uma quantidade ilimitada de participantes. Mas provavelmente você já sabe disso. Não foram essas características que impulsionaram a popularidade do app.

Ainda que a plataforma seja bem construída e, em muitos aspectos, supere a usabilidade do WhatsApp, o Telegram tem um histórico de polêmicas bem extenso. A plataforma foi idealizada pelo programador russo Pavel Durov que, em razão de um conflito de interesses, esteve na mira do governo do país.

Na ocasião, autoridades russas tentaram obter dados de opositores através da rede social VKontakte, também criada pelo magnata. Para proteger a privacidade dos usuários, Durov inicialmente não quis cooperar. Alguns anos depois, ele idealizou o Telegram e, assim como havia feito anteriormente, levantou a bandeira da privacidade.

Pavel Durov, idealizador e criador do Telegram, principal concorrente do WhatsApp (Imagem: TechCrunch)
Pavel Durov, idealizador e criador do Telegram, principal concorrente do WhatsApp (Imagem: TechCrunch)

Em defesa da privacidade, o mensageiro criou um solo fértil para práticas criminosas, como distribuição de pirataria e tráfico. O compartilhamento de conteúdos ilegais também foi impulsionado pelo amplo suporte para formatos de arquivo de mídia. Pavel Durov, ao ser confrontado sobre isso em entrevistas, deixou claro que não controlava o que era compartilhado na plataforma, ou sequer tinha a intenção de fazê-lo.

Entre o combate aos crimes que se proliferam no Telegram e a privacidade dos usuários, ele parece priorizar o segundo lado dessa discussão. Em razão dessa postura, inclusive, o aplicativo foi acusado de descumprir acordo de combate às fake news. Apesar da medida, canais com foco em disseminar notícias falsas que acumulavam milhares de seguidores permaneciam ilesos.

Continua após a publicidade

Ainda que o Telegram tenha, eventualmente, desviado das polêmicas, o aplicativo ainda oferece uma liberdade notável. Portanto, é prudente dizer que não se trata de um mensageiro qualquer. Quando se trata do aplicativo, existem diversas problemáticas que devem ser consideradas.