Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge 111 chega com IA integrada e reforço na segurança

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Março de 2023 às 10h31

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Continua após a publicidade

O Microsoft Edge 111 foi lançado nesta terça-feira (14) com várias mudanças relevantes, como o Bing em destaque, Copilot com IA e reforço na segurança. Além disso, a Barra Lateral também recebeu novas funcionalidades para auxiliar o usuário.

O ícone do Bing agora fica no topo da Barra Lateral, alocado na Barra de Ferramentas, em tamanho maior que os demais elementos e com mais destaque. Ali você pode interagir diretamente com o ChatGPT, sem precisar ser direcionado ao buscador, o que é uma baita melhoria.

O "copiloto" do Edge fará leitura da sua tela para sugerir otimizações com a IA do Bing (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)
O "copiloto" do Edge fará leitura da sua tela para sugerir otimizações com a IA do Bing (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

Associado a esse recurso, o Copilot chega para oferecer "a melhor experiência em respostas relevantes". O serviço usa a IA para fornecer informações úteis ou sugerir tarefas sobre o site ativo no momento, como gerar resumos de página ou auxiliar na edição de um texto.

Assim que a pessoa abre o Bing no Edge, o navegador pede permissão para acessar o conteúdo da Web exibido na tela. Quando você autoriza, ele passa a fazer essas sugestões sempre que possível.

Barra Lateral no centro das atenções

A opção fica na parte inferior da Barra Lateral, logo acima do ícone de configurações (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)
A opção fica na parte inferior da Barra Lateral, logo acima do ícone de configurações (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)
Continua após a publicidade

Além desse conjunto de melhorias de IA, a Barra Lateral ganhou suporte ao recurso de ocultação automática. Assim que ativado, o app esconde a barra quando não está em uso, similar ao que acontecia com a Barra de Tarefas do Windows no passado.

Com a mudança, a Microsoft pode aumentar a adesão à Barra Lateral do Edge. Muita gente reclamava que ela ocupava um espaço desnecessário na tela, mas o seu desparecimento quando não está em uso soluciona o problema.

Para voltar a exibir, você deverá clicar ou apenas passar o mouse sobre o ícone do Bing. O local será novamente ocultado assim que terminar com as ações desejadas.

Segurança aprimorada

Continua após a publicidade

O Edge 111 teve um fundamental reforço na parte de segurança, principalmente no Linux e no macOS: o app passou a oferecer suporte ao WebAssembly para as versões 64 bits dos sistemas operacionais mencionados. Este seria o primeiro passo da Microsoft rumo ao suporte em plataformas ARM64, previsto para chegar no futuro.

O WebAssembly é um tipo de código pensado para oferecer performance quase nativa em navegadores modernos ao rodar linguagens como C/C++. Também foi projetado para executar em conjunto com o JavaScript, permitindo que ambos trabalhem juntos em prol da segurança e da rapidez.

Nova guia do Edge

Outra mudança do navegador é a página de nova guia do Edge Enterprise. Ao abrir uma nova aba, o navegador deve apresentar um feed do Microsoft 365, trazendo um layout diferente e centralizado, cartões de produtividade, e-mails importantes do Outlook, sites recentes do SharePoint, eventos do dia ou futuros, bem como tarefas a serem realizadas.

Continua após a publicidade

Essa adição pode trazer mais ajuda para quem tem dificuldade em se organizar, pois haverá um resumo das principais atividades do dia logo na página principal. A parte ruim é porque isso vai exigir memória e conexão com a internet, então é possível ter algum impacto no processamento de máquinas menos potentes.

Outras novidades do Edge 111

O Edge permite limpar dados de navegação do Internet Explorer ao fechar o navegador (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)
O Edge permite limpar dados de navegação do Internet Explorer ao fechar o navegador (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

Por fim, os desenvolvedores do Edge também incluiu uma nova política de limpar automaticamente os dados do Modo Internet Explorer ao fechar o app. Ao ativar a opção, o histórico de navegação e outros dados serão excluídos do modo IE quando o Edge for encerrado.

Continua após a publicidade

Os usuários podem definir essa configuração na opção "Limpar dados de navegação para Internet Explorer" no menu "Privacidade, pesquisa e serviços" nas Configurações. Quem preferir, pode digitar o comando na barra de endereços para ir direto ao local correto: edge://settings/privacy.

Essas novidades já estão disponíveis no Microsoft Edge 111, basta apenas atualizar o aplicativo para a versão mais recente. Para fazer isso, é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Clique no menu de três pontos, no canto superior direito;
  2. Escolha a opção "Ajuda e comentários";
  3. Clique em "Sobre o Microsoft Edge";
  4. Você será levado à página inicial das configurações e deve aguardar o download da atualização;
  5. Depois disso, é só reiniciar o navegador e desfrutar as novidades.

Na semana passada, o Edge foi flagrado em um teste com uma ferramenta de ampliação da qualidade de vídeos. O Video Super Resolution (VSR) usa aprendizado de máquina para aumentar a resolução de vídeos de baixa qualidade, mas requer uso de GPUs modernas da Nvidia ou da AMD para rodar.