Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge testa ferramenta de upscaling de vídeos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Março de 2023 às 14h15

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech

A Microsoft trabalha numa ferramenta de upscaling de vídeos para o Edge. Anunciado no blog Edge Insiders, a funcionalidade “Video Super Resolution” (VSR) usa aprendizagem de máquina para aumentar a resolução de vídeos de baixa qualidade, mas requer uso de GPUs modernas da Nvidia ou da AMD para rodar.

O recurso aprimora a qualidade de mídias ao “remover artefatos” causados pela compressão de dados. A função atualmente está em testes dentro do Edge Canary somente com 50% dos usuários, mas somente para membros do programa de testadores Microsoft Insider.

Continua após a publicidade

O VSR do Edge é compatível com vídeos em 720p ou menos, mas a altura e a largura dovídeo precisam ter mais do que 192 pixels. O vídeo não pode ser processado através de programas de proteção de direitos autorais, como PlayReady ou Widevine (portanto, não é possível tratar filmes em plataformas de streaming, por exemplo).

Se você for um testador e o VSR estiver habilitado no seu PC, o Edge exibirá um ícone “HD” na barra de endereços. Basta clicar sobre ele para o recurso começar a funcionar e aprimorar a resolução do vídeo exibido.

Com a função habilitada, a experiência final com vídeos deve ser incrementada. Quanto maior a resolução do material base, melhor qualidade de imagem o programa consegue entregar, então não espere melhorias milagrosas em vídeos gravados em baixíssima resolução.

Requisitos mínimos para ter o VSR

Continua após a publicidade

Para funcionar, o computador utilizado precisa ter hardware específico para rodar o VSR. É necessário ter uma placa de vídeo Nvidia RTX da série 20, 30 ou 40 ou AMD RX5700 até a RX7800. Em notebooks, além de ter uma dessas GPUs equipadas, o dispositivo precisa estar conectado à tomada e o navegador precisa ser processado pela placa gráfica dedicada.

O VSR também pode ser ativado manualmente, caso ele não tenha aparecido no seu computador ainda. Para isso, entre edge://flags/#edge-video-super-resolution, habilite a função e reinicie o programa.