Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Meet agora permite substituir plano de fundo por um vídeo animado

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Junho de 2021 às 11h35

Google
Google
Google
Tudo sobre Google
Continua após a publicidade

O Google lançou uma atualização para o Meet que permite trocar o plano de fundo de uma transmissão por um vídeo. Embora seja possível fazer upload de imagens estáticas para usar como fundo, o aplicativo permite apenas o uso de vídeos produzidos pelo próprio Google para usá-los atrás de você.

Até o momento, a empresa oferece três opções: uma sala de aula, uma festa e uma floresta. Segundo a empresa, mais vídeos serão adicionados em breve, mas não há previsão de quando será permitido subir o material que quiser.

Plano de fundo em vídeos ajudam a dar um toque diferenciado à transmissão (Imagem: Divulgação/Google)
Plano de fundo em vídeos ajudam a dar um toque diferenciado à transmissão (Imagem: Divulgação/Google)

Os planos de fundo de vídeo no Google Meet estarão disponíveis para todos os usuários do Workspace, bem como para quem usa o serviço com uma conta pessoal. Esse recurso está inicialmente chegando apenas à versão da web, com possibilidade de expansão para a versão mobile nos próximos meses.

Se você usa o Google Meet para reuniões de trabalho ou aulas online, poderá usar essa novidade para deixar o ambiente mais agradável e descontraído. Também é uma alternativa bacana para quem não quer expor seu ambiente e manter a privacidade da sua residência.

Caso o seu navegador seja anterior a versão 87 do Google Chrome — lançada em novembro de 2020 —, será necessário atualizá-lo para continuar a usar o recurso a partir de 30 de junho. Depois dessa data, não será mais possível usar os novos planos de fundo, inclusive se for uma imagem estática, nas versões mais antigas do navegador.

Adaptação para o trabalho

Continua após a publicidade

Com o home office adotado por muitas empresas, os aplicativos de videoconferência como o Google Meet e o Zoom se tornaram indispensáveis para os trabalhadores. Para melhor atender às necessidades dos usuários, essas plataformas adicionaram vários novos recursos nos últimos meses.

O Meet ganhou a capacidade de substituir o plano de fundo por uma imagem estática em outubro de 2020. Agora, permite também usar animações e imagens em movimento, como forma de tornar o teletrabalho mais organizado.

Se você não tem um ambiente tão bonito, pode querer usar uma imagem estática para disfarçar (Imagem: Divulgação/Google)
Se você não tem um ambiente tão bonito, pode querer usar uma imagem estática para disfarçar (Imagem: Divulgação/Google)

A opção de plano de fundo personalizado (para imagem ou vídeo) está desativada por padrão para clientes do Google Workspace for Education. A ideia é evitar que professores e alunos se distraiam com o uso desse recurso, o que atrapalharia o bom andamento das aulas. Além disso, os administradores do Workspace também podem controlar se os usuários em sua organização podem acessar ou não essa novidade.

Continua após a publicidade

Como de costume, o Google libera novos recursos de modo escalonado para não sobrecarregar os servidores, por isso nem todo mundo pode tê-la disponível logo de imediato. Se você ainda não tiver acesso, aguarde mais alguns dias até a completa disponibilização.

O que você acha dessa novidade? Terá utilidade no seu dia a dia ou será dispensável? Deixe seu comentário logo abaixo.

Fonte: Google