Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Chrome ganha melhoria para ficar mais rápido no Windows

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Dezembro de 2021 às 16h05

Tati___Tata/Visualhunt
Tati___Tata/Visualhunt
Continua após a publicidade

O novo Google Chrome para Windows 10 e Windows 11 está mais rápido graças a uma atualização que traz melhorias consideráveis na forma como o navegador lida com o JavaScript. Segundo os desenvolvedores, os aprimoramentos envolvem a redução no uso de CPU, processamento e memória para a execução das guias ativas em primeiro plano.

A solução encontrada pelo Chrome foi jogar as guias não utilizadas para o processamento em segundo plano. Até então, a companhia não se concentrava no uso do segundo plano das janelas, mas agora o mecanismo do programa começou a tratá-las dessa forma diferenciada para aumentar o desempenho do navegador.

O Chrome passou por vários testes para otimizar o desempenho nos PCs (Imagem: Felipe Freitas/Canaltech)
O Chrome passou por vários testes para otimizar o desempenho nos PCs (Imagem: Felipe Freitas/Canaltech)

Um projeto chamado Native Window Occlusion foi criado justamente para encontrar a solução que causava o consumo excessivo: usar o processamento em segundo plano de janelas ocluídas, ou seja, não visíveis ativamente para o usuário. O trabalho levou mais de três anos e analisou problemas de compatibilidade com configurações de quem usa múltiplos monitores, desktops virtuais e outras peculiaridades.

Após uma bateria de testes, o Google finalmente liberou a novidade para todos os usuários das versões mais recentes do Windows. Segundo os dados divulgados, o Chrome é até 25,8% mais veloz na inicialização e teve uma redução de 3,1% no uso de memória da GPU. Os desenvolvedores também relatam terem 20,4% menos frames de renderização e os travamentos reduzidos em 4,5% do total.

Recursos passaram a ser economizados para uso nas janelas em primeiro plano, obviamente as mais importantes porque são as utilizadas pelo usuário. O Google observou uma melhoria de 3% no atraso da primeira entrada e 6,7% na exibição das imagens.

Design e cores do Chrome

Continua após a publicidade

Outro foco da equipe são as melhorias de design para o Chrome no Windows. Na versão 11, por exemplo, o software teve os cantos arredondados para combinar com a estética do novo sistema operacional, mas deve contar também com alterações nas cores de destaque do navegador para serem uniformizadas com o tema do Windows.

Esses ajustes visuais são opcionais e devem ser ativados no Windows ao navegar até Configurações > Personalização> Cores. Você precisará ativar as opções para mostrar as cores de destaque nas barras de título e bordas da janela.

Você precisa ativar a cor de destaque para ver as mudanças no Chrome (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)
Você precisa ativar a cor de destaque para ver as mudanças no Chrome (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

Depois, é só procurar pela sua cor de destaque favorita do Windows, que será replicada na interface do usuário e também no navegador, como na janela dos favoritos, seleção de texto e outras partes.

Continua após a publicidade

Se essas novidades ainda não estiverem liberadas no seu navegador, tente atualizá-lo e veja se funciona. Algumas mudanças podem levar mais tempo para chegar para todos, portanto pode ser preciso aguardar mais alguns dias até o desembarque no Chrome.

Fonte: Chromium