Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gboard prepara chegada do tema dinâmico do Android 12; veja como ficou

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Junho de 2021 às 18h55

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Continua após a publicidade

Ontem (9), o Beta 2 do Android 12 foi liberado para usuários cadastrados no acesso antecipado e, com ele, finalmente apresentou o tão aguardado tema dinâmico da Material You. Entretanto, o recurso ainda não funciona em sua totalidade e, mesmo que aplique cores novas aos botões de configurações rápidas e à tela de bloqueio, ainda é incapaz de alterar o visual de aplicativos nativos — mas essa condição não deve durar muito.

Mais uma vez, o site 9to5Google destrinchou um dos aplicativos — dessa vez, o Gboard —, para encontrar pistas sobre o que está por vir. O teclado virtual do Google, embora ainda não seja impactado pela extração de cores do papel de parede, estaria com o recurso quase pronto em seu código e logo poderia ser liberado.

Teclas do Gboard também estão em novo formato (Imagem: Reprodução/9to5Google)
Teclas do Gboard também estão em novo formato (Imagem: Reprodução/9to5Google)

De acordo com a investigação, a personalização do Gboard não seria muito diferente da que existe atualmente, mas todo o processo aconteceria de forma automática e, claro, uniformizaria a paleta com o papel de parede escolhido. A escolha manual de cores e do wallpaper do teclado ainda deve existir no app atualizado.

Quando ativado, a extração de cores impactará principalmente nas cores dos botões principais (Shift, teclado numérico, Backspace e Enter, por exemplo). O fundo do teclado adota um tom esbranquiçado da cor predominante — nada forte demais para atrapalhar a digitação.

 (Imagem: Reprodução/9to5Google)
 (Imagem: Reprodução/9to5Google)

O tema escuro, por sua vez, funcionaria de forma semelhante, mas com a paleta adaptada em tons de preto. As teclas, quando envolvidas por balões, ficam em tons mais claros que o fundo do app em ambos os cenários. Vale mencionar, também, que o formato das teclas está ligeiramente diferente, mas tudo continua nas posições em que sempre estiveram.

Continua após a publicidade

Por estar em desenvolvimento, o Gboard ainda pode passar por mudanças até o lançamento. Essa versão encontrada pelos programadores pode ser apenas uma das versões estudadas pela companhia ou, quem sabe, aquela que dará a cara nova ao teclado nas próximas atualizações. Não se sabe, porém, quando o aplicativo receberá o tema dinâmico.

Fonte: 9to5Google