Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Clubhouse ganha salas de bate-papo em texto

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Julho de 2021 às 09h55

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Continua após a publicidade

As mensagens diretas em texto chegaram ao Clubhouse. Chamado de Backchannel, o recurso compõe a plataforma de salas de áudio e permite que usuários conversem por texto uns com os outros individualmente ou em grupos. Novidade já está disponível para todos.

A proposta do Backchannel é aparentemente simples e não quer colocá-lo em pé de guerra com mensageiros mais robustos, mas elevar o nível da plataforma para competir com rivais mais próximos (Twitter e Facebook, por exemplo). Quanto mais meios para se comunicar, mais tempo os utilizadores tendem a ficar no app, e isso aumenta a relevância do Clubhouse.

Entretanto, as conversas por texto ainda carecem de recursos bem básicos, como o envio de imagens e vídeos. Essa e outras funções serão adicionadas em breve, segundo um porta-voz da empresa, mas não há datas por enquanto.

Se as mensagens diretas do Clubhouse serão interessantes para a comunidade que utiliza a plataforma, só o tempo dirá. A função pode ajudar moderadores na comunicação por trás das reuniões, agendamento de encontros e nas conversas descompromissadas. Ter tudo na mão, a partir de um aplicativo só, facilita o trabalho e o gerenciamento de chats.

Não é uma surpresa tão grande

Tanto o nome quanto a função do recurso foram vazados em junho deste ano. Usuários encontraram o Backchannel por acidente após uma atualização do aplicativo.

Continua após a publicidade

A ferramenta não estava pronta naquele período, mas já era de se esperar que chats de texto iriam chegar em algum momento. O Twitter, um dos concorrentes do Clubhouse quando se fala em salas de áudio, conta com mensagens diretas há bastante tempo.

Twitter Spaces herda os recursos já existentes na rede social para aprimorar as salas de áudio (Imagem: Reprodução/Twitter)
Twitter Spaces herda os recursos já existentes na rede social para aprimorar as salas de áudio (Imagem: Reprodução/Twitter)

Portanto, conversas por texto se tornam uma adição crítica para a consolidação do aplicativo — o que parece estar indo bem até o momento. Segundo a companhia, o Clubhouse já foi baixado mais de 8 milhões de vezes no Android desde seu lançamento, em maio de 2021, e mais de 500 mil salas de áudio são criadas todos os dias.

O Clubhouse afirma que os chats de texto estão disponíveis para todos os usuários (Android e iOS). Se ainda não aparece para você, dê uma olhada na loja de aplicativos do seu celular para baixar atualizações pendentes.

Continua após a publicidade

Fonte: Clubhouse