Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tipos de HDMI | Conheça os formatos e saiba qual cabo escolher

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Junho de 2024 às 13h00

Link copiado!

Michi-Nordlicht/Pixabay
Michi-Nordlicht/Pixabay

De computadores e TVs a consoles de videogame, a maioria dos dispositivos modernos vem equipada com portas HDMI, responsáveis pelo sinal de vídeo que chega ao seu monitor. Sigla para High Definition Multimedia Interface (ou Interface de Multimídia de Alta Definição, em tradução livre), o HDMI foi um dos responsáveis por permitir que os aparelhos atuais entregassem áudio e vídeo em alta definição usando apenas um cabo.

Mas você sabia que o HDMI possui uma variedade de tipos, similares aos que vemos nas portas USB? No total, as especificações oficiais do protocolo possuem cinco formatos diferentes, otimizados para usos variados e identificados por uma letra. Neste artigo, o Canaltech mostra cada um deles, além de dar algumas dicas para te ajudar a escolher o cabo HDMI ideal para o seu uso.

Os cinco tipos de HDMI

Continua após a publicidade

O HDMI foi lançado em novembro de 2002, tendo como objetivo oferecer um tipo de cabo capaz de transmitir áudio e vídeo de alta definição, substituindo o DVI, a conexão digital disponível na época. Seus grandes diferenciais foram o uso de um único cabo (o DVI não transmitia áudio, exigindo uma segunda conexão), com tamanho menor e capacidade para resoluções mais altas.

Regulamentado pelo HDMI Forum, um consórcio composto de mais de 2.400 fabricantes de eletrônicos, a solução possui cinco tipos de cabos diferentes:

HDMI Tipo A

O HDMI Tipo A é o mais conhecido, sendo usado por quase todos os eletrônicos modernos. Ele é embarcado com 19 pinos, pelos quais trafegam os dados, sendo capaz de transmitir sinais com qualidade que vai do SDTV (com resolução de 480P) e chegam ao 4K. Seu formato curioso possui dimensões de 13,9 x 4,45 mm.

HDMI Tipo B (Dual Link)

Preparado com a intenção de oferecer taxas de transferência de dados ainda maiores, o HDMI Tipo B é bem maior, trazendo 29 pinos e dimensões de 21,2 x 4,45 mm. No entanto, apesar do potencial, o Tipo B nunca foi usado, justamente por ser grande demais. Com o tempo, o Tipo A foi recebendo atualizações que ampliaram de forma drástica suas capacidades, compensando a diferença.

HDMI Tipo C (Mini HDMI)

Continua após a publicidade

Conhecido popularmente como Mini HDMI, o HDMI Tipo C mantém os 19 pinos da conexão padrão, mas diminui o tamanho de forma considerável, apresentando dimensões de apenas 10,42 x 2,42 mm. Esse formato é comum em câmeras profissionais, e já chegou a ser usado em alguns tablets.

HDMI Tipo D (Micro HDMI)

Opção de conector ainda mais compacto, o Micro HDMI (ou HDMI Tipo D) também mantém os 19 pinos, mas reduz as dimensões da porta para apenas 5,83 x 2,2 mm. Esse formato não é tão comum, mas pode ser encontrado em dispositivos como os Single Board Computers (SBCs, computadores de placa única, como o Raspberry Pi). 

HDMI Tipo E (HDMI Automotivo)

Continua após a publicidade

O HDMI Tipo E chama atenção por ser desenvolvido com centrais multimídias de automóveis em mente, motivo pelo qual também é identificado como HDMI Automotivo. Esse formato é similar ao Tipo A, mas adapta a conexão ao adotar uma aba de travamento, de modo a evitar que a vibração dos veículos solte o cabo ou cause interferências.

Os formatos compactos do HDMI, em específico, têm perdido a popularidade graças a outra conexão: o USB-C. Em suas versões mais robustas, a porta USB-C possui saída de sinal de vídeo, usando o protocolo DisplayPort, um concorrente do HDMI que possui algumas vantagens em termos de compatibilidade e recursos para usos com PCs.

Dicas para escolher o cabo HDMI

Na hora de comprar um cabo HDMI, além de prestar atenção ao tipo da conexão, também é preciso ficar de olho na versão do protocolo com a qual ele é compatível. Mesmo que você possua uma TV premium com recursos avançados e a versão mais recente do HDMI, as funcionalidades não poderão ser aproveitadas se o cabo não for preparado para oferecer as taxas de transferência mais altas.

Continua após a publicidade

Atente-se no rótulo da caixa, que vai indicar o que você pode esperar do acessório. Há três etiquetas que ajudam a identificar as funções compatíveis: Ultra High Speed HDMI, com velocidade de até 48 Gbps, que assegura o máximo potencial da conexão e suporta telas 4K HDR em 120 Hz, por exemplo; High Speed, com velocidade limitada a 10,2 Gbps, pensada para usos mais básicos; e Standard, que comporta apenas resoluções até HD (720P).

Outro ponto interessante de observar é o tamanho do cabo — modelos muito extensos podem diminuir a qualidade de imagem ou até impossibilitar a transmissão. Nesse caso, é preciso buscar por cabos ativos, que exigem energia adicional, e que estejam marcados como preparados para operar em grandes distâncias.

🛒 Compre seu cabo HDMI no Magalu

Continua após a publicidade

🛒 Compre seu cabo HDMI no Mercado Livre

🛒 Compre seu cabo HDMI na Amazon