Como instalar e atualizar os drivers da sua placa de vídeo

Por Douglas Ciriaco
photo_camera BRUNO HYPOLITO / CANALTECH

São várias as funções executadas em um computador que podem ser aprimoradas com o apoio de uma placa de vídeo. Rodar jogos com configurações avançadas, programas de edição de áudio, vídeo ou imagem e a reprodução de músicas e filmes em uma máquina são alguns destes exemplos.

Porém, não basta apenas ter uma placa de vídeo, dedicada ou não, para que tudo corra bem: é necessário que todos os drivers para o funcionamento da placa estejam instalados e atualizados em seu computador. Assim, ficar sempre de olho para saber se você tem a última versão destes arquivos é essencial para aproveitar ao máximo o potencial de seu hardware.

Leia também: O que são os drivers e como eles funcionam?

É comum que as próprias fabricantes incluam junto dos drivers alguns programas para configuração e manutenção das placas de vídeo e eles sempre avisam quando algo precisa ser atualizado. Porém, caso esses programas não fiquem abertos o tempo todo ou tenham sido removidos, é preciso fazer a atualização manual.

Mas nada de pânico, afinal este processo é totalmente simples, tão básico quanto instalar qualquer programa no Windows. Para isso, nós criamos este tutorial, então leia tudo e aprenda.

Passo 01: Identificando a placa de vídeo

Primeiramente, é preciso identificar a sua placa de vídeo. Atualmente, há três grandes fabricantes de placas de vídeo no mundo: AMD, Intel e NVIDIA. Além disso, cada empresa possui uma boa variedade de modelos, então se você não sabe qual é exatamente o seu, há um procedimento simples para descobri-lo.

Use o atalho Tecla do Windows + R para abrir a função “Executar”. Na pequena janela aberta em seu monitor, digite o comando devmgmt.msc e tecle Enter.

Instalar e atualizar drivers de placa de vídeo

Na tela que se abriu, encontre a entrada “Adaptadores de vídeo” e clique sobre ela para expandi-la.

Instalar e atualizar drivers de placa de vídeo

Note que, no caso da imagem acima, há duas placas de vídeo instaladas no dispositivo. O primeiro exibido ali é o dispositivo de vídeo da placa-mãe (onboard), enquanto o segundo é dedicado (offboard). De qualquer forma, agora já sabemos qual a marca e também o modelo da placa de vídeo.

Passo 02: Encontrando a última versão do drive

Agora que já descobrimos qual placa está instalada na máquina, é hora de baixar o driver. Cada fabricante conta com uma seção dedicada a isso em seu site, então vamos lá.

Instalando/atualizando driver da AMD

Se o seu computador estiver equipado com uma placa de vídeo da AMD, acesse o site amd.com e então clique sobre o menu “Drivers + Support”. Se preferir, clique aqui para ser levado diretamente à página de downloads da fabricante.

Instalar e atualizar drivers de placa de vídeo

Agora, você tem duas opções:

1. Pode baixar o detector automático de dispositivo da AMD, que identifica qual é a sua placa gráfica e então baixa o driver correto para ela — método mais simples e indicado especialmente para leigos e iniciantes.

Instalar e atualizar drivers de placa de vídeo

2. Ou, você pode rolar a tela até encontrar o menu “Manually Select Your Driver” e escolher manualmente o drive da sua placa de vídeo. Este processo é mais trabalhoso, porém mais detalhado e preciso, afinal você tem a certeza de encontrar aqui exatamente o modelo listado no Gerenciador de Dispositivos do Windows.

Instalar e atualizar drivers de placa de vídeo

Independentemente da sua escolha, após o download, execute o programa baixado e siga as instruções para a instalação. Este processo é bem simples, tal qual instalar qualquer outro programa no Windows.

Instalando/atualizando driver da Intel

Se o seu computador estiver equipado com uma placa de vídeo da Intel, acesse o site intel.com, clique sobre a opção “Menu” e depois vá em “Support”. Um novo menu vai surgir na tela, então clique sobre a opção “Download and Drivers”. Se preferir, clique aqui para ir direto à página de downloads da fabricante.

Instalar e atualizar drivers de placa de vídeo

A Intel oferece três opções para você encontrar o driver da sua placa de vídeo:

  1. A primeira e mais prática de todas é baixar e instalar o Intel Driver Update Utility, um programa que identifica qual é o modelo exato do seu dispositivo Intel e então baixa e instala sempre a última versão do driver. Com ele, você não precisa mais atualizar manualmente.
  2. Na segunda opção, você pode digitar o modelo exato da sua placa de vídeo no campo “Search downloads”. Isso deve ser o suficiente para encontrar o driver e instalá-lo manualmente.
  3. Por fim, a última possibilidade é usar o menu “Find by category” e preencher os três pré-requisitos capazes de levá-lo diretamente ao que você procura. Assim como a segunda opção, esta também é um pouco mais trabalhosa, mas tem a vantagem de ser ainda mais precisa.

Depois de baixar o driver desejado, basta executá-lo em seu computador e prosseguir com a instalação normal. Este processo é feito da mesma maneira que a instalação de qualquer software no Windows.

Instalando/atualizando driver da NVIDIA

Se o seu computador estiver equipado com uma placa de vídeo da NVIDIA, acesse o site nvidia.com. Lá, posicione o cursor do mouse sobre o menu “Drivers” e clique em “GeForce Drivers”. Se preferir, clique aqui para ir diretamente à página de download da fabricante.

Instalar e atualizar drivers de placa de vídeo

A NVIDIA dá a você três opções para atualizar os drivers da sua placa de vídeo:

  1. A primeira é baixar e instalar o Automatic Drivers Update, um programa que fica responsável por atualizar automaticamente os drivers da sua placa de vídeo. Ele é a opção mais prática de todas e garante que sempre a última versão estará instalada em seu computador;
  2. A segunda opção é buscar o driver manualmente na seção “Manual Driver Search”. Ali, defina todos os pré-requisitos com as informações que você tem sobre o dispositivo e clique em “Start Search”;
  3. Por fim, a última alternativa é usar a ferramenta “Auto-Detect Your GPU”, uma aplicação que identifica qual é a sua placa de vídeo e auxilia no download do driver específico para ela.

Depois disso, é só concluir o download do driver e seguir com a instalação como em um programa convencional do Windows.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.