Publicidade

Galaxy SmartTag 2 é encontrada em certificação na Anatel

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
(Imagem: Reprodução/Samsung)
(Imagem: Reprodução/Samsung)
Tudo sobre Samsung

Depois do FCC nos EUA vazar a aparência curiosa, foi a vez da Anatel no Brasil reforçar que a Galaxy SmartTag 2 está próxima de chegar às lojas. A agência de telecomunicações brasileira emitiu nesta semana a certificação necessária para que a próxima geração de tags inteligentes da Samsung possa ser vendida no país e, apesar de não contar com imagens, os documentos trazem detalhes das tecnologias que serão usadas no modelo nacional do acessório.

Assim como visto no órgão norte-americano, a novidade aparece em versão única, ao menos até o momento, e atende pelo número de modelo EI-T5600. O dispositivo trabalha com Bluetooth LE (Low Energy) para manter uma conexão constante com smartphones e outros aparelhos próximos, além de tecnologia Ultrawide Band (UWB) de alta frequência, que permite localização de altíssima precisão por meio da comunicação do celular do usuário com a tag.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Fora isso, a Galaxy SmartTag 2 foi certificada para contar com uma etiqueta NFC passiva, que não possui uma bateria própria para funcionar, possibilitando que qualquer pessoa que escaneie a tag com um aparelho com NFC (como um celular) possa ter acesso às informações armazenadas mesmo que não haja carga no acessório — pense em um usuário que consegue conferir o contato do dono de uma mala perdida.

Como de costume, aspectos como o design, a capacidade de bateria e outros eventuais recursos que a Samsung possa ter adotado com a nova SmartTag não são detalhados pela documentação, mas sua emissão recente é um bom sinal. Não apenas por assegurar que o lançamento já está pronto para ser comercializado no Brasil, mas também por sinalizar que o anúncio pode ser feito a qualquer momento.

Rumores e vazamentos já apontaram que a Galaxy SmartTag 2 pode estrear como um grande upgrade, buscando aproximar o dispositivo do que a Apple faz com a AirTag. Além da versão Low Energy, teríamos Bluetooth 5.3 e um speaker seria instalado para que sons possam ser emitidos para facilitar a localização. Outra novidade interessante seria o aprimoramento da proteção contra água e poeira — os modelos de primeira geração possuem a modesta certificação IP52.

Não há uma previsão para que a nova tag inteligente seja apresentada, mas há grandes chances de termos mais um evento Galaxy Unpacked nesse ano. Além da SmartTag atualizada, espera-se que a gigante sul-coreana revele a família Galaxy Tab S9 FE, expandindo sua linha de tablets com opções mais acessíveis.

Fonte: Anatel, via InsiraFicha