Publicidade

ASUS lança 1º monitor QD-OLED de 32" com 4K e 240 Hz do mundo

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
(Imagem: Reprodução/ASUS)
(Imagem: Reprodução/ASUS)
Tudo sobre ASUS

Aproveitando o início da Gamescom 2023, uma das principais feiras de games do ano, a ASUS apresentou o ROG Swift OLED PG32UCDM, primeiro monitor do mundo a contar com um painel QD-OLED de 32 polegadas, resolução 4K e taxa de atualização de 240 Hz. Além dele, a marca revelou dois outros modelos com painéis ultrawide, buscando atender quem prefere telas mais largas. Em todos os casos, são prometidos cores e contraste intensos, característicos do OLED, além de uma série de funcionalidades focadas no público gamer.

O destaque dos lançamentos é o PG32UCDM, com a estreia de um painel QD-OLED que combina o tamanho de 32 polegadas à resolução 4K e taxa de atualização de 240 Hz — a tecnologia, que combina pontos quânticos ao OLED para entregar cores mais precisas e brilho mais alto sem aumentar drasticamente o risco de burn-in (as "imagens-fantasma" permanentes), não é nova, já tendo sido vista em monitores de marcas como Alienware e Samsung, mas é a primeira vez que a vemos unida a uma resolução e frequência tão altas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Justamente ciente dos riscos, a ASUS garante ter implementado um dissipador de calor customizado para reduzir ao máximo a temperatura da tela, possibilitando picos de brilho de 1.000 nits, e ao mesmo tempo diminuindo as chances de haver burn-in. Outros modelos OLED da gigante já utilizam soluções de resfriamento parecidas, mas a novidade traz um diferencial: a adoção de uma folha de grafeno logo atrás do painel, que dispensaria o uso de uma ventoinha, vista em outros monitores equipados com essa tecnologia de display.

Para além da alta qualidade de imagem prometida, o novo membro da família ROG Swift traz uma variedade de recursos pensados para jogos e até produtividade. O design é agressivo, característico da marca, contando com um projetor vermelho na base, enquanto as opções de conectividade incluem portas HDMI 2.1, DisplayPort 1.4 e USB-C, com Power Delivery para recarregar dispositivos conectados.

O PG32UCDM traz ainda função Picture-in-Picture (PiP), permitindo a exibição de duas fontes de vídeo simultaneamente, além do chamado "Smart KVM", switch integrado que possibilita o controle de múltiplos aparelhos usando o mesmo conjunto de mouse, teclado e outros periféricos.

ASUS revela modelos ultrawide de 34" e 49"

Junto ao modelo de 32 polegadas, a ASUS apresentou dois outros monitores ROG Swift OLED nos tamanhos de 34 e 49 polegadas, com ambos trazendo o diferencial de empregar um display ultrawide. Menor deles, o PG34WCDM adota um painel WOLED tradicional (sem pontos quânticos, com subpixel branco para aumentar o brilho), prometendo atingir picos de luminosidade de 1.300 nits, e oferecer cores e contraste intensos, com tempos de resposta mínimos de 0,03 ms.

Apesar de continuar exigindo um PC de alta potência, a resolução é mais modesta, chegando ao WQHD+ de 3440 x 1440 pixels em proporção 21:9. A taxa de atualização segue elevada, em 240 Hz, e há uma curvatura acentuada de 800R para facilitar a visualização das extremidades, bem como garantir maior uniformidade de imagem quando o usuário estiver em frente ao periférico.

Continua após a publicidade

Da mesma forma que a versão de 32 polegadas, o PG34WCDM embarca portas HDMI 2.1, DisplayPort 1.4, USB-C com Power Delivery de até 90 W e o Smart KVM com modo PiP. Há, porém, um diferencial: o modo Picture-by-Picture (PbP), que permite a divisão da tela para as fontes de vídeo, como se o usuário estivesse usando dois monitores — a ASUS não explica a ausência desse recurso no PG32UCDM, mas é provável que esteja relacionada com a proporção mais limitada de 16:9.

Fecha o pacote de novidades o PG49WCD, modelo extremo de 49 polegadas com proporção super ultrawide de 32:9, e um painel QD-OLED, que já havia sido apresentado em maio sem previsão de disponibilidade ou preço. As especificações lembram muito o Odyssey OLED G9 da Samsung, e é praticamente certo que ambos compartilham do mesmo modelo de painel. A resolução por aqui é Dual QHD, de 5120 x 1440 pixels, com a taxa de atualização chegando a 144 Hz.

Todos os recursos dos irmãos menores estão presentes, incluindo as diversas conexões HDMI 2.1, DisplayPort 1.4 e USB-C com Power Delivery, o dissipador customizado que promete brilho mais alto e menor risco de burn-in, e a Smart KVM com PiP e PbP. As únicas diferenças são a adoção de uma curvatura mais suave, com 1800R, e a presença de uma porta USB-A 3.2 Gen 1, mais veloz, com taxas de transferência que atingem os 5 Gbps.

Continua após a publicidade

Preço e disponibilidade

Os dois modelos menores de 32 e 34 polegadas estão previstos para chegar às lojas na primeira metade de 2024, mas ainda não tiveram preços revelados. Por sua vez, a variante extrema de 49 polegadas chega ainda em 2023, no início do último trimestre (entre outubro e dezembro), com preço sugerido de US$ 1.499 (~R$ 7.400). Ainda não se sabe se as novidades serão trazidas ao Brasil.

Fonte: ASUS, via VideoCardz