Publicidade

Apple Pencil 3 tem possíveis novos gestos encontrados no iPadOS 17.5

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Abril de 2024 às 16h10

Link copiado!

Brenno Barreira
Brenno Barreira
iPad Pro (2024) 11"

A existência da Apple Pencil 3 e dos recursos de comandos por gestos acabam de ser reforçados por análises feitas nos códigos da beta do iPadOS 17.5, liberado nesta semana. De acordo com o que o software aponta, além de permitir pressionar a caneta para acesso rápido a determinadas funções, as novidades devem incluir mais dois atalhos que exigem hardware especializado para funcionar, dando fôlego aos rumores em torno da estreia da terceira geração do acessório.

No último dia 2, a Apple liberou uma rodada de atualizações beta para seus sistemas operacionais, incluindo o iOS 17.5 e o iPadOS 17.5 — ambos trazem como destaques a adequação às exigências feitas pela União Europeia na política de prevenção de monopólios do bloco.

Dito isso, a Maçã pode ter aproveitado a oportunidade para preparar terreno para algumas das novidades que está planejando, conforme revelam análises de código feitas pelo site iMore. Especificamente no sistema para tablets, foram encontradas menções a gestos por pressão com a Apple Pencil. O modelo atual, de segunda geração, possui reconhecimento de pressão somente na ponta, o que sugere que o dispositivo mencionado no sistema pode ser a especulada Apple Pencil 3.

Continua após a publicidade

A adoção de pressão para gestos já havia sido mencionada em rumores no passado, mas agora mais opções de acionamento foram encontradas. Segundo as informações, a stylus da Maçã poderia reconhecer quando o usuário a pressiona duas vezes, ou ainda quando a pressão é feita por um longo período, abrindo margem para dois atalhos adicionais.

A segunda geração da Apple Pencil conta com reconhecimento de toques para trocar o tipo de lápis ou caneta em apps compatíveis, por exemplo, mas a funcionalidade não vai muito além disso.

Ao integrar o reconhecimento de pressão, a gigante de Cupertino poderia tornar sua stylus mais versátil sem modificar de forma brusca o formato, nem precisar adicionar um botão, o que casa com a ideia de maior foco profissional indicado pelos rumores.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Ao que se sabe, o acessório contaria ainda com pontas intercambiáveis, possibilitando o uso de uma ponta mais fina, mais espessa ou de acabamento diferente, entre outras possibilidades, tornando-se mais atraente para quem não sente conforto com a opção padrão.

O lançamento da caneta ocorreria junto dos aguardados iPad Pro com tela OLED e iPad Air com chip M3, bem como de um novo Magic Keyboard que transformaria os tablets em uma espécie de "mini MacBook". Todos podem ser apresentados entre o final de abril e maio, apesar de ainda não haver uma data exata prevista — considerando as novas descobertas, devemos ter mais informações vazadas, incluindo possíveis datas de anúncio, nos próximos dias.

Fonte: iMore