Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 12 ganha suporte ao padrão Qi2 de carregamento sem fio

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Abril de 2024 às 08h04

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

Sem causar grande alarde, a Apple implementou o suporte para carregamento Qi2 no iPhone 12. A novidade chegou por meio da atualização do sistema iOS para a versão 17.4, e aumenta a quantidade de carregadores compatíveis com a velocidade máxima de recargas sem fio. 

Agora, todas as bases e carregadores que tragam o padrão Qi2 poderão carregar os iPhones a uma potência de 15 W. Anteriormente, essa velocidade era limitada a modelos que possuíam a certificação MagSafe, que são vendidos em número bem mais restrito e com preços mais altos. 

Continua após a publicidade

Caso o carregador não contasse com a certificação MagSafe, a potência de carregamento era limitada a 7,5 W. Os 15 W representam uma velocidade de carregamento semelhante ao Galaxy S24 Ultra, mas ainda abaixo dos 80 W do Xiaomi 14 Ultra.

O Qi2 é um padrão de carregamento desenvolvido com base no próprio MagSafe, mas se diferencia por não ser proprietário da Apple. Afinal, ele é gerenciado pelo Wireless Power Consortium (que tem a própria Apple como integrante), e pode ser usado em aparelhos Android — mesmo que isso não tenha ocorrido de forma massificada até o momento.

O padrão Qi2 já estava disponível para modelos mais recentes dos celulares da Apple, como a série iPhone 15 que trouxe o recurso desde seu lançamento. Já os iPhone 14 e iPhone 13 ganharam compatibilidade por meio da atualização para o iOS 17.2. 

Continua após a publicidade

Mesmo que já exista há anos, o suporte para carregamento sem fio em celulares continua restrito a aparelhos mais caros. Contudo, existem exceções, como a recém-lançada linha Infinix Note 40, ou mesmo o Moto G Power 5G.

A atualização para o iOS 17.4 pode ser feita por meio do próprio sistema do iPhone, ao selecionar Ajustes > Geral > Atualização do Sistema. Outras novidades da versão incluem a chegada de novos emojis, e o suporte para download de aplicativos fora da App Store na União Europeia. Além do iPhone 12 base, os iPhone 12 Mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max também ganharam suporte ao Qi2.

Fonte: The Verge