Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WWDC 2015: Apple apresenta El Capitan, a nova versão do OS X

Por| 08 de Junho de 2015 às 14h23

Link copiado!

WWDC 2015: Apple apresenta El Capitan, a nova versão do OS X
WWDC 2015: Apple apresenta El Capitan, a nova versão do OS X
Tudo sobre Apple

A aguardada WWDC começou nesta segunda-feira (8), e a Apple aproveitou sua conferência para começar a introduzir as novidades para seus sistemas operacionais. E o escolhido para abrir o evento foi nada menos que o OS X, que não só teve um ótimo desempenho com a versão Yosemite como ainda acaba de receber alguns novos recursos a partir da atualização El Capitan.

Apresentado por Craig Federighi, o novo update é focado sobretudo no desempenho e na praticidade de executar determinadas tarefas. Tanto que ele recebeu novas funções ativadas por gestos no trackpad que economizam alguns segundos na hora de realizar algumas ações mais básicas, como deletar uma mensagem de seu email.

Além disso, o El Capitan traz um novo recurso para o Safari que vai ajudar a vida de quem usa o navegador. Os chamados Pinned Sites permitem que você fixe determinadas páginas no próprio browser e acesse-as em uma nova aba a partir de um único clique. Basicamente, é uma forma mais simples e inteligente e gerenciar seus favoritos.

Outra novidade apresentada por Federighi foi uma função semelhante àquilo que já temos no Google Chrome. Se você entra em um site que, por alguma razão, começa a tocar alguma música, o Safari vai automaticamente identificar qual a aba responsável por aquilo para que você possa silenciá-la caso ache necessário.

Continua após a publicidade

O sistema de buscas do Spotlight também foi aprimorado no El Capitan para tornar as coisas mais naturais para o usuário. A ideia é tornar a linguagem das pesquisas menos formal e mecânica, se aproximando daquela que o indivíduo usa no seu dia a dia. Tanto que, durante a apresentação oficial da Apple, os exemplos citados foram de “Documentos que abri em junho” até “emails que ignorei de Phil” — o que mostra como os resultados serão precisos mesmo com esse tom de conversa.

Ele também vai abranger outras funções do OS X, como o sistema de previsão do tempo, bolsa de valores e resultados de jogos.

Continua após a publicidade

A Apple também apresentou algumas mudanças em outros apps nativos, como a possibilidade de escrever mais de um email simultaneamente no Mail a partir do uso de abas, e mudanças no app Notas. Já a interface do Mission Control vai sofrer por alterações mais drásticas para se adaptar ao chamado Split View, que permite que o usuário divida a tela em duas áreas dedicadas a aplicativos diferentes, facilitando a vida de quem precisa gerenciar mais de uma janela — de maneira bem semelhante ao Snap do Windows.

De olho no desempenho

Enquanto o El Capitan trouxe apenas algumas pequenas mudanças na parte de experiência de uso, a nova versão do OS X conta com algumas grandes novidades em termos de desempenho que prometem fazer com que ele seja ainda mais poderoso que o Yosemite.

Tanto que, de acordo com Federighi, os apps vão abrir até 1,4 vezes mais rápido no novo sistema operacional do que em seus antecessores. Já a troca de um aplicativo para a outro será duas vezes mais ágil e abrir um arquivo em PDF no Preview ficou quatro vezes mais veloz. Surpreendente, não é mesmo?

Continua após a publicidade

Além disso, o sistema operacional traz também o Metal para o Mac, substituindo o OpenGL. E, segundo a Apple, essa mudança vai garantir uma melhoria de 40% na eficiência dos computadores na hora de renderizar um conteúdo. Tanto que, provar isso, desenvolvedores da Epic Games subiram no palco para apresentar uma demonstração de seu próximo jogo, Fortnite, e mostrar como a nova tecnologia favoreceu a sua performance. Para eles, as melhorias técnicas garantiram um desempenho 70% melhor do que o obtido nas condições anteriores.

Conforme descrito durante a WWDC, o Metal combina o poder de processamento do OpenCL com o potencial gráfico do OpenGL e entrega uma API de alto desempenho que executa de maneira unificada o que as duas tecnologias faziam separadamente. Tanto que, em uma amostra feita pela Adobe, o AfterEffects apresentou uma melhoria de oito vezes na hora de renderizar os efeitos feitos no programa. Além disso, a Adobe prometeu se empenhar em ampliar o suporte ao sistema.

Por fim, foi revelado que o Developer Beta do El Capitan chega ainda hoje para que os desenvolvedores possam ir se acostumando às novidades, preparando seus aplicativos para a chegada oficial da atualização para os demais usuários no outono norte-americano, ou seja, entre os meses de setembro e dezembro deste ano.