Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows XP conecta na internet e fica infestado de vírus em minutos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Maio de 2024 às 08h42

Link copiado!

Reprodução/Microsoft (modificado)
Reprodução/Microsoft (modificado)

O Windows XP foi lançado para o público no dia 25 de outubro de 2001, tendo sido a principal plataforma da Microsoft por cerca de cinco anos até a chegada do Windows Vista. Porém, usar o sistema operacional hoje em dia pode não ser a melhor das opções, e um youtuber chamado Eric Parker mostrou isso em um vídeo recente no qual conecta o XP à internet: o resultado é infecção massiva por malware.

No vídeo, o criador de conteúdo utiliza o sistema operacional sem ativar nenhum tipo de antivírus ou firewall. Como resultado, o computador é infectado em menos de dez minutos e diversos exemplos de trojans podem ser vistos no Gerenciador de Tarefas do Windows, assim como outros tipos de malware. Poucas horas depois, o PC já tinha até um novo usuário criado com privilégios de administrador.

Além disso, um servidor FTP foi ativado sem a permissão do dono, algo que um usuário comum realmente não gostaria de ter em sua máquina — “isso significa essencialmente que o hacker tem controle total dos arquivos no sistema”, destaca o youtuber.

Continua após a publicidade

De onde vem tanto malware?

O mais curioso do experimento é que o produtor de conteúdo mal chega a usar o computador com Windows XP e nem de longe navega por páginas na internet. Ele apenas conecta o aparelho na web e o deixa lá, totalmente suscetível a diversas ameaças.

Após sentir que o teste está quase no fim, o usuário acessa o aplicativo Malwarebytes para tentar identificar a origem e os detalhes dos malwares no PC. Dessa forma, ele descobre oito tipos diferentes de vírus que vieram de regiões distintas, como Rússia e China. Também vale apontar que o DNS (Sistema de Nomes de Domínios) foi trocado e passou a redirecionar o tráfego para um VPS (Servidor Virtual Privado) da empresa chinesa Alibaba.

Game Over

Por fim, depois de remover os vírus do Windows XP, muitos retornaram ao computador e passaram a impossibilitar o uso do Malwarebytes. Nessa situação, o youtuber simplesmente declara uma vitória do malware e sugere a desistência por parte do usuário.

“Se você acabar nesse estado, eu recomendo fortemente desconectar permanentemente o sistema da Internet ou apenas reinstalar tudo”, destaca Eric Parker.

Para se proteger, é importante conhecer meios de deixar o Windows mais seguro. Para começar, é só não usar o XP sem nenhum tipo de firewall ou antivírus, claro.