Publicidade

Windows 11 terá melhores ajustes para quem usa vários monitores

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Junho de 2021 às 18h45

Link copiado!

Reprodução/Hubziii
Reprodução/Hubziii
Tudo sobre Microsoft

Além da revolução no aspecto visual, o Windows 11 também promete trazer o aprimoramento na experiência de quem usa dois ou mais monitores. Hoje em dia, é bastante comum contar com um monitor de apoio no ambiente de trabalho, pois eles permitem trabalhar de forma mais eficaz. Mas, no Windows 10, ainda ocorrem vários problemas de configurações e uso, como programas que se amontoam em uma única tela quando você desliga um dos monitores ou aplicativos são "cortados" ao trocar de um monitor para outro.

Essas questões de exibição se tornaram importantes à medida que o uso de múltiplas telas ganharam popularidade, principalmente com o crescimento das streams de vídeo e a popularização do uso de monitores em conjunto com notebooks. A Microsoft recebeu diversas reclamações e resolveu agir para solucionar essas falhas no novo sistema operacional — antes, a previsão era de corrigir o problema no Windows 10.

Continua após a publicidade

A versão vazada do Windows 11 trouxe um recurso que permitirá manter a localização das janelas dependendo do monitor conectado. Se você sempre usa o Microsoft Word na tela 2, o sistema vai mantê-lo na mesma posição quando ambos os monitores estiverem ligados. Caso a segunda tela seja desligada, tudo ficará centralizado na tela 1, mas voltará automaticamente ao local certo quando a tela 2 for novamente plugada.

A correção é resultado da Rapid Hot Plug Detect (Rápido HPD), uma tecnologia usada em vários monitores DisplayPort e que pode bagunçar guias e programas que estavam organizados antes. No Windows 11, a Microsoft atenuou os problemas de reorganização da área de trabalho e os usuários podem habilitar o recurso nas configurações de vídeo.

Além dessa novidade, o Windows novo trará controles de vídeo mais refinados ao minimizará suas janelas quando o monitor secundário for desconectado. Ao ser reconectado, a janela voltará para o local de modo minimizado, o que hoje pode não ocorrer.

Outra adição é a possibilidade de maximizar a janela de um aplicativo apenas ao passar o mouse sobre o botão da janela, sem precisar clicar. Assim, dá para ver como ficará a janela completa antes de usar o recurso.

Continua após a publicidade

Seis tipos de layouts próprios

A compilação vazada mostrou como o novo SO da Microsoft vai melhorar essa experiência. Há uma opção nativa que permitirá a execução de até quatro aplicativos lado a lado nos monitores, sendo dois em cada tela. Tudo será dimensionado automaticamente para ocupar espaços iguais nas telas, mesmo se você arrastar cada janela para locais diferentes.

A nova experiência de exibição também oferece seis layouts personalizáveis, dependendo da resolução das telas. Dá para executar aplicativos lado a lado, em colunas, em quadrados iguais ou divididos em tamanhos diferentes, com uma tela exclusiva para um app específico e a outra subdividida para outras funções.

Continua após a publicidade

Essa novidade deve chegar junto do novo Windows 11, cujo evento oficial de anúncio está marcado para a próxima quinta-feira, dia 24. Até lá, outras novidades devem pipocar pela web, já que uma versão não-autorizada vazou na semana passada. Apesar dos esforços da Microsoft em retirar dos resultados do Google a ISO irregular, o sistema operacional já pode ser baixado em diversos sites de programas piratas e serviços de distribuição de conteúdo via Torrent.

Vale lembrar que essa versão vazada não é oficial nem atualizada, por isso ainda podem faltar recursos e outras melhorias que só devem chegar no download oficial disponibilizado pela fabricante, previsto para outubro de 2021.

Fonte: Windows Latest