Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft invoca lei de direitos autorais contra site que vazou o Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Junho de 2021 às 16h22

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

Parece que a versão vazada do Windows 11 é realmente o que a Microsoft pretende revelar ao mundo no próximo dia 24. A companhia acionou a Digital Millennium Copyright Act (DMCA), a lei de direitos autorais digitais dos Estados Unidos, para pedir a retirada do conteúdo do portal que divulgou a imagem (ISO) contendo o arquivo de instalação do Windows 11.

O protesto direcionado ao Google é contra o site Beebom, sediado na Índia, e foi detectado pela primeira vez na manhã de hoje (18) — a queixa junto à DMCA está disponível online. A reclamação é breve e direta: “O artigo da Beebom.com está distribuindo o Windows 11 ISO (com direitos autorais da Microsoft). Remova o artigo da pesquisa. É uma cópia vazada do Windows 11 não lançado.”

Continua após a publicidade

A fala da Microsoft aparentemente comprova que a versão é realmente o novo sistema operacional e que terá o número 11 no nome. O conteúdo divulgado continha possivelmente toda a experiência do novo Windows, com as telas de instalação, papeis de parede, aparência modernizada e uma interface de usuário bastante renovada. Nem tudo estava disponível, afinal o sistema ainda não havia sido liberado oficialmente, mas quem baixou essa versão já pode desfrutar de algumas novidades.

Até o momento, não há informações de outros sites que distribuem a ISO vazada sendo notificados, mas provavelmente eles terão o conteúdo removido dos mecanismos de busca assim que forem detectados pelo mecanismo do Google.

Versão incompleta

Continua após a publicidade

A expectativa é que o novo sistema operacional só seja distribuído oficialmente no final de outubro como uma atualização gratuita para os donos do Windows 10. Esse vazamento, no entanto, pode atrapalhar os planos da companhia porque estraga o fator surpresa e ainda pode deixar usuários inseguros, vulneráveis a brechas e ataques, até o suporte oficial chegar.

Pelas informações divulgadas pela Microsoft, o Windows receberá a maior atualização da década após o evento marcado para a próxima quinta-feira. A gigante tem divulgado inúmeros teasers para criar expectativas sobre o update, com todos trazendo pequenos easter eggs que apontavam para o número 11.

Apesar disso, todo o sistema era envolto em uma aura de mistério, o que acabou sendo quebrado com esse vazamento prematuro. Serão introduzidas novas animações e sons para entregar uma experiência de navegação mais suave e moderna. Fora isso, especula-se que a próxima versão do Windows contará com recursos de grande impacto, incluindo uma loja de aplicativos reformulada e um emulador nativo de Android.

Continua após a publicidade

Como está a sua expectativa para o novíssimo Windows 11? Compartilhe no campo de comentários abaixo.

Fonte: Fossbytes