Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 tem bug que impede a abertura de programas nativos — mas há solução

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Novembro de 2021 às 12h13

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

O Windows 11 enfrenta mais um bug desde o dia 1° de novembro: alguns programas nativos do sistema, incluindo o teclado virtual, a digitação por voz, o painel de emojis e a Ferramenta de Captura, podem ter deixado de funcionar totalmente devido ao vencimento de um certificado digital integrado ao sistema.

A Microsoft não especificou qual o documento foi o culpado, mas o problema já foi solucionado no pacote KB5006746, lançado em 21 de outubro para o público geral. Então, o problema acontece somente enquanto o PC não está em dia com as atualizações do Windows 11.

Nem todos os programas foram corrigidos com a compilação, porém. A Ferramenta de Captura e outras seções comuns do sistema presentes no “Modo S” do Windows 11 ainda não foram ajustadas, então o bug pode fazer mais vítimas por aí e provavelmente atrapalhar o fluxo de trabalho com o sistema operacional.

Continua após a publicidade

Contudo, não deve demorar muito para que todos os aplicativos voltem a funcionar como deveriam. Uma vez que sabe que o problema existe e a sua causa, a Microsoft costuma levar poucos tempo para liberar uma correção.

Faça a atualização

Ciente de que há uma correção disponível para download, é de bom tom verificar se o pacote já está disponível para o seu computador. Para isso, entre em Configurações > Windows Update e clique em "Verificar atualizações" — mesmo se existir apenas pacotes opcionais para baixar, faça a instalação. Manter o sistema atualizado ajuda tanto a ficar com menos bugs quanto se afastar de ameaças online.

Continua após a publicidade

Ainda assim, não deixa de ser mais um inconveniente na vida de quem usa o Windows 11 — e mais um motivo para convencer usuários do Win 10 a não migrar para ele, por enquanto. Desde que foi lançado no começo de outubro, o SO enfrenta uma série de bugs, alguns presentes em praticamente todos os computadores e outros bem graves em máquinas com processadores AMD.

Fonte: Microsoft (1, 2)