Publicidade

Novos emojis do Windows 11 não são exatamente como prometido; entenda

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Microsoft (modificado)
Reprodução/Microsoft (modificado)
Tudo sobre Microsoft

Começou a ser distribuído para testadores nesta quinta-feira (14) a Build 22478 do Windows 11. A atualização é exclusiva do canal de testes Dev e introduz os aguardados emojis com visual Fluent, mais papeis de parede especiais da Microsoft e correções de bugs aos montes.

Novos emojis do Windows 11

A parte mais interessante do pacote, obviamente, são os novos emojis. O catálogo conta com cerca de 1.800 expressões, incluindo figurinhas próprias da Microsoft, como o nostálgico assistente Clippy. Contudo, na verdade, as imagens não são exatamente como prometidas pela MS: não foi dessa vez que a empresa liberou para o público colocou as figurinhas tridimensionais em ação, optando por cópias chapadas delas no lugar — no geral, são reações mais modernas, mas não tanto quanto o esperado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Essa renovação é mais que merecida no catálogo de emojis nativos do Windows, até então todos em imagens chapadas, com contornos bem evidentes. O foco do update foi repensar as expressões gráficas para o ambiente profissional, especialmente para embarcar melhor o Microsoft Teams — que, inclusive, tem animações específicas para alguns adesivos.

Se você for um testador e quiser conhecer as novas carinhas, aperte a combinação Tecla Windows + . (ponto) para acessar a área de transferência turbinada do novo SO.

Para dar uma refrescada na tela principal, a Microsoft também liberou os novos planos de fundo do Windows 11. Felizmente, dá para baixar e usar os novos temas em qualquer versão do sistema — faça o download dos papeis de parede no site oficial da Microsoft.

Melhorias pontuais

A atualização também introduz melhorias pontuais para a experiência com o Windows 11. Uma das novidades é a capacidade de desbloquear o perfil de usuário mesmo com o notebook fechado pelo reconhecimento facial, por meio de uma webcam secundária.

Continua após a publicidade

Girar o botão de rolagem do mouse quando o cursor está sobre o ícone de volume na Barra de Tarefas agora ajusta o volume automaticamente, sem precisar de nenhum outro atalho. Outra adição interessante foram ajustes visuais à seção de adição de idiomas no menu de Configurações.

Correções de bugs

A lista é grande, então o CT reuniu somente as principais correções:

  • O foco do teclado não mais será perdido ao apertar ESC depois de abrir as opções de usuário do Menu Iniciar;
  • Corrigido o problema que fazia a Central de Notificações travar, encontrado nas versões mais recentes;
  • Apertar com o botão esquerdo ou direito na Barra de Tarefas ao mesmo tempo não mais deve causar um crash no explorer.exe;
  • Arrumado o problema que fazia a barra de comandos do Explorador de Arquivos fazer cálculos desnecessários para navegar por arquivos, gerando problemas de performance;
  • A bandeja de widgets não deve mais aparecer vazia e os complementos não devem mais aparecer com tamanhos errados em monitores externos;
  • Corrigido o erro que fazia o explorer.exe crashar se o usuário apertasse Alt + Tab repetidas vezes (e muito rápido).
Continua após a publicidade

Por se tratar de uma atualização no canal Dev do programa Windows Insider, serão os testadores da linha de frente que receberão as novidades primeiro. Em seguida, o canal Beta receberá o pacote, para só depois os usuários finais botarem as mãos da atualização — e talvez leve alguns meses até isso acontecer.

Atualização - 15/10, às 8:20 - Foram esclarecidas informações sobre o conjunto de emojis adicionados no Windows 11.

Fonte: Microsoft