Windows ganha emojis 3D e revive o clássico Clippy, do Word
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco | •
Lembra do “amado” clipe de papel que dava dicas de uso no Office? Ele está de volta como um emoji 3D da Microsoft. O Clippy vai substituir o emoji de clipe de papel que existe no Windows, Office, Teams e produtos do Microsoft 365. Além dele, os desenvolvedores pretendem adicionar ou modificar cerca de 1.800 emojis para deixá-los mais alinhados ao novo padrão Design Fluent.
- Microsoft libera papéis de parede nostálgicos com clássicos do Windows; confira
- Continência, raio-x, ogro e mais: conheça os candidatos a novos emojis de 2021
- Microsoft começa a liberar o novo visual do pacote Office
A novidade deve trazer um toque de nostalgia para os mais antigos, além de oferecer mais diversão no lugar do simples prendedor de papel. Além de ser projetado em três dimensões, o emoji será animado com olhos expressivos e sobrancelhas grossas se movimentando. No caso do Clippy, ele foi redesenhado mais sóbrio, mas outros emojis terão cores brilhantes e saturadas, no intuito de dar um toque de diversão.
Dentre o total de novas carinhas e expressões, cerca de 900 delas também contarão com animações para produtos como o Teams. Isso é algo que existia no falecido MSN e foi levado para o Skype, mas só retornou ao ecossistema na Microsoft em 2021.
Os emojis são uma parte importante da comunicação na internet, porque ajudam a dar mais expressão às palavras na tela. Eles existem desde os primeiros bate-papos e passaram por constantes reformulações. Foi com a popularização dos smartphones, com suporte a teclados virtuais, que as carinhas se popularizaram.
Na atualização da Microsoft, o foco foi repensar as expressões gráficas para o ambiente profissional, graças à popularização do Teams, mas sem deixar de lado a parte descontraída da coisa. Assim, dá para manter o profissionalismo sem deixar de lado a simpatia e a expressividade.
Um passo atrás na história do Clippy
Antes do anúncio oficial, alguns usuários do Teams já haviam produzido um pacote de adesivos e GIFS, em 2019, que contavam com o Clippy e outras animações. Na época, a Microsoft retirou do ar rapidamente porque, segundo o site The Verge, a “polícia da marca” da empresa pediu a remoção do pequeno clipe do programa de bate-papo. Talvez por alguma questão ligada a direitos autorais, que pode ter sido resolvida no mês passado, quando a empresa registrou a marca Clippy.
Com o foco maior no design e iconografia renovada, impulsionada principalmente pelo Windows 11, a Microsoft parece estar mais voltada para investir em aparência. E essa mudança de atitude deve vir acompanhada de mais suporte à comunidade para produzir suas próprias soluções.
Os novos emojis começam a ser liberados no Microsoft 365 nos próximos meses, mas ainda sem uma data fixa. O Flipgrip deve permitir o uso do Clippy já em agosto no Teams, no Windows, no Outlook e outras ferramentas, com liberações regulares nas semanas seguintes.
O que você achou dessa nova aparência? Ficou mais bonito ou mais feio? Deixe sua opinião nos comentários e redes sociais do Canaltech.
Fonte: The Verge