Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft facilita a troca de navegador padrão no Windows 11, mas há um porém

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Março de 2022 às 13h58

Link copiado!

Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft lançou uma atualização para o Windows 11 que conta com uma longa lista de melhorias e mudanças, como o suporte para notificações de alta prioridade. Uma das principais adições, contudo, é a capacidade de definir seu navegador padrão com um clique único, muito mais simples que o modelo anterior.

A Build 22000.593 dispensa o passo a passo longo de antigamente, com a necessidade de configurar individualmente como o sistema vai lidar com cada tipo de arquivo ou link para o navegador. Em alguns casos, era preciso repetir o processo até nove vezes se você quisesse trocar o Edge pelo Chrome em definitivo.

O modelo foi reformulado e agora o usuário pode definir qualquer navegador como padrão de modo único. Se preferir usar programas diferentes para arquivos específicos é que será preciso ter um pouco mais de trabalho. Assim, pode-se definir o Chrome como software ideal para acessar sites, o Edge como visualizador de PDFs, por exemplo.

Continua após a publicidade

Este recurso também pode ser utilizado para quem deseja trocar outros tipos de softwares padrão no Windows, como reprodutor de vídeos, tocador de músicas e leitor de RSS. Não existe, contudo, um botão para simplificar tudo com um clique único como no caso dos navegadores.

Como trocar o navegador padrão do Windows 11

Para isso, é só seguir este caminho:

  1. Abra o aplicativo Configurações;
  2. Clique em Aplicativos e localize "Aplicativos padrão";
  3. Selecione o navegador desejado;
  4. Logo no topo, haverá uma opção para definir o programa como padrão
Continua após a publicidade

Quando a pessoa clica no botão "Definir padrão", o Windows 11 automaticamente substitui as entradas mais comuns de execução de arquivos em navegadores, como HTML, HTM, HTTP, HTTPS e Webp. Essa mudança é suficiente para executar quase tudo no seu programa favorito, mas não altera 100% das opções.

Porém, o sistema operacional ainda mantém o Edge como o principal software para executar extensões SVG, XHT, XHTML e FTP, portanto ainda é preciso trocar manualmente se quiser centralizar tudo em um navegador alternativo. Mesmo assim, não dá para negar ser tudo muito mais simples do que antes.

A atualização recente do Windows 11 também trouxe as seguintes mudanças:

Continua após a publicidade
  • Exibe até três notificações de notificação de alta prioridade simultaneamente;
  • Resolve um problema que desativava a inicialização automática para aplicativos da Plataforma Universal do Windows (UWP) depois de atualizar o sistema operacional;
  • Corrige o problema que poderia fazer com que um arquivo do OneDrive precisasse ser selecionado novamente após renomeá-lo;
  • Retorna a página Configurações certa quando se pesquisa a palavra widgets.

Se você ainda não atualizou seu Windows 11, pode fazê-lo por intermédio do aplicativo Configurações do Windows 11. Quem preferir pode baixar externamente um arquivo no catálogo Microsoft Update.

Fonte: Microsoft