Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 não terá suporte para rodar em Macs com chip M1, afirma Microsoft

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Setembro de 2021 às 14h08

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

É fato que o Windows 11 será compatível tanto com processadores x64 quanto processadores ARM, o que é crucial para alcançar com computadores equipados com chips da Qualcomm. Naturalmente, acreditou-se que o Apple M1 também estaria na lista de CPUs preparados para o novo SO, mas, segundo a Microsoft, "este cenário não é suportado".

A declaração dada pela gigante ao site The Register a princípio descarta a possibilidade de rodar o Windows 11 sem outros complementos direto em máquinas com o processador da Apple. Virtualização ainda é possível, bem como em qualquer outro sistema operacional, mas o desempenho da máquina virtual pode ser insatisfatório.

Continua após a publicidade

Com isso, o suporte do Parallels 17 também corre risco de sofrer grande impacto em performance. De acordo com o site, o aplicativo de virtualização começou a exibir erros de compatibilidade com o processador da Apple no canal Dev do programa Windows Insider. Rodar por esse meio ainda é possível, mas a Microsoft não se responsabiliza por eventuais problemas.

Instalação pode rolar, mas sem updates

Semanas atrás, a Microsoft afirmou que não impediria a instalação do Windows 11 em computadores com componentes sem suporte oficial, mas não garantiria que atualizações (nem de segurança) chegariam pelo Windows Update. A medida, na prática, desencoraja a instalação do SO em máquinas que poderiam apresentar baixo desempenho.

Sendo assim, instalar o Windows 11 em uma máquina com Apple M1 poderia ter o mesmo efeito — possível, mas sem atualizações via Windows Update. É importante, então, considerar esse empecilho ao instalar o sistema operacional no dispositivo Apple.

Continua após a publicidade

O Windows 11 tem data de lançamento definida para 5 de outubro deste ano, então falta pouquíssimo até o grande público finalmente colocar as mãos nele. Atualmente, somente integrantes do programa Windows Insider podem experimentar o sistema de forma oficial.

Fonte: The Register