Windows 11 não terá suporte para rodar em Macs com chip M1, afirma Microsoft

Windows 11 não terá suporte para rodar em Macs com chip M1, afirma Microsoft

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Setembro de 2021 às 14h08
Igor Almenara/Canaltech

É fato que o Windows 11 será compatível tanto com processadores x64 quanto processadores ARM, o que é crucial para alcançar com computadores equipados com chips da Qualcomm. Naturalmente, acreditou-se que o Apple M1 também estaria na lista de CPUs preparados para o novo SO, mas, segundo a Microsoft, "este cenário não é suportado".

A declaração dada pela gigante ao site The Register a princípio descarta a possibilidade de rodar o Windows 11 sem outros complementos direto em máquinas com o processador da Apple. Virtualização ainda é possível, bem como em qualquer outro sistema operacional, mas o desempenho da máquina virtual pode ser insatisfatório.

Rodar o Windows 11 em computador com Apple M1 até seria útil para quem é apegado ao sistema da MS (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Com isso, o suporte do Parallels 17 também corre risco de sofrer grande impacto em performance. De acordo com o site, o aplicativo de virtualização começou a exibir erros de compatibilidade com o processador da Apple no canal Dev do programa Windows Insider. Rodar por esse meio ainda é possível, mas a Microsoft não se responsabiliza por eventuais problemas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Instalação pode rolar, mas sem updates

Semanas atrás, a Microsoft afirmou que não impediria a instalação do Windows 11 em computadores com componentes sem suporte oficial, mas não garantiria que atualizações (nem de segurança) chegariam pelo Windows Update. A medida, na prática, desencoraja a instalação do SO em máquinas que poderiam apresentar baixo desempenho.

Sendo assim, instalar o Windows 11 em uma máquina com Apple M1 poderia ter o mesmo efeito — possível, mas sem atualizações via Windows Update. É importante, então, considerar esse empecilho ao instalar o sistema operacional no dispositivo Apple.

O Windows 11 tem data de lançamento definida para 5 de outubro deste ano, então falta pouquíssimo até o grande público finalmente colocar as mãos nele. Atualmente, somente integrantes do programa Windows Insider podem experimentar o sistema de forma oficial.

Fonte: The Register

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.