Publicidade

Windows 11 começa a testar Explorador de Arquivos com abas

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

A interface com guias do Explorador de Arquivos voltou a ser testada no Windows 11 nesta quarta (9). Contida na Build 25136, a novidade torna a navegação entre diferentes pastas bem mais simples no programa nativo do Windows, poupando o usuário de lidar com várias janelas diferentes do app para conferir mais de uma pasta ao mesmo tempo.

O novo estilo de navegação do Explorador de Arquivos foi visto em preparação no Windows meses atrás — mais especificamente, em março deste ano. Pedida pela comunidade há anos, a novidade está em preparação desde o Windows 10, mas nunca saiu do papel por não atingir o padrão de qualidade esperado pela Microsoft. Atualmente, apps alternativos oferecem o recurso.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

As guias do Explorador de Arquivos tornam o programa mais fácil de navegar, uma vez que não é mais necessário abrir várias instâncias do app para conferir várias pastas diferentes ao mesmo tempo. As abas ficam dispostas na horizontal na barra de título e podem ser remanejadas à vontade, assim como acontece nos principais navegadores web.

Vale ressaltar, porém, que as guias do Explorador de Arquivos podem não alcançar todos os testadores neste primeiro momento. Assim como faz em outras adições importantes, a Microsoft primeiro experimenta a função com uma pequena parcela de testadores, recolhe feedback e depois inicia testes mais amplos.

Widgets dinâmicos na Barra de Tarefas

Outra adição desta Build 25136 são os widgets dinâmicos da Barra de Tarefas. O recurso incrementa o atalho para a bandeja de complementos do canto inferior esquerdo com outras exibições, como valor de ações, notícias de última hora, placar de competições esportivas e mais.

A exibição adicional é temporária, portanto as informações relacionadas ao clima ainda são o “estado padrão” do atalho. Clicar no recurso, como sempre, abre a bandeja de widgets de apps oferecidos pela Microsoft, enquanto o suporte para complementos de terceiros ainda não sai.

Mudanças adicionais e correção de bugs

Como de costume, a atualização experimental também é recheada de mudanças menores que incrementam a experiência geral e correção de bugs. Confira os mais importantes:

Continua após a publicidade
  • Usuários agora podem reportar GIFs que julgarem inapropriados na Área de Transferência do Windows 11 (Tecla Windows + “Ç”);
  • Corrigido um erro que fazia apps abertos sobreporem ícones do sistema na Barra de Tarefas;
  • Solucionado o problema que fazia o Menu Iniciar exibir apenas uma coluna de apps recomendados;
  • Corrigido o erro que fazia a seção Sistema > Armazenamento não exibir nenhum disco ou partição;
  • O Gerenciador de Tarefas não deve mais crashar quando é iniciado após trocar entre o tema ou a cor de destaque do Windows.

Atualização é distribuída gradativamente

A Build 25316 é encaminhada para todos os membros do programa Windows Insider inscritos no Canal Dev, distribuição que, agora, experimenta funções que só devem ser lançadas na versão 23H2 do Windows 11 (ou em compilações menores). Quando disponível a atualização, o sistema deve enviar uma notificação para iniciar a instalação.