Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Explorador de arquivos com abas? App alternativo torna isso realidade no Windows

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Novembro de 2021 às 12h07

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Explorador de Arquivos do Windows 11 evoluiu bem menos do que muitos gostariam — e ainda introduziu alguns problemas. Apesar disso, assim como aconteceu para o Menu Iniciar, desenvolvedores independentes criaram soluções alternativas: desta vez, o nome da opção é Files, um gerenciador de arquivos feito para atender as principais demandas em funcionalidades negligenciadas pela Microsoft.

O Files abraça o visual familiar do Explorador de Arquivos tradicional — com design Fluent e tudo mais —, mas reforça a experiência com as tão pedidas funcionalidades de navegabilidade e atalhos. A interface baseada em abas e opções exibidas em ícones maiores e mais visíveis, sem a “supersimplificação” de menus, são algumas das adições mais importantes do programa.

Continua após a publicidade

Ele não abre mão de quase nada que a Microsoft tenha introduzido no Windows 11, nem mesmo do menu de contexto retrabalhado — e isso é uma coisa boa. Quem adotar o explorador alternativo não vai se sentir usando uma gambiarra, que se livra das perfumarias visuais mais agradáveis; na verdade, os usuários vão ter tudo que o programa base já tem, mas com as ferramentas que o tornariam ainda mais útil.

Tudo que o Windows 11 trouxe de bom

Navegação com base em colunas, exibição em ícones enormes, modo escuro, novos ícones e ajustes finos no menu de configurações são algumas das funções que o Files também tem suporte. Os extras do app não param aí e vale baixá-lo para conferir tudo que ele pode oferecer, caso o Explorador de Arquivos nativo não atenda as suas necessidades.

Continua após a publicidade

Além de tudo, na mais recente atualização do Files (2.0.33) foi adicionada a capacidade de configurá-lo como gerenciador de arquivos padrão do Windows. Sendo assim, o sistema operacional pode sempre optar pelo programa alternativo na hora de abrir arquivos, em vez de escolher o app nativo.

Curtiu a proposta do Files e quer experimentá-lo? Felizmente, o download é bem fácil: procure por ele na Microsoft Store, clique em “obter” e depois “Instalar”. Depois disso, é só procurar por ele no Menu Iniciar para iniciar os ajustes iniciais.

Fonte: MS PowerUser