Windows 10 terá novo visual revolucionário, afirma Microsoft

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Maio de 2021 às 12h25
Igor Almenara/Canaltech

A Microsoft tem criado muita expectativa nos usuários do Windows 10 após anunciar uma revitalização completa na interface gráfica do sistema. Agora, a companhia eleva ainda mais o hype ao afirmar que a novidade será revolucionária — ao menos, foi isso que constava em um anúncio de emprego ofertado.

A vaga para gerente de programa na equipe do Windows IXP (Interactive eXperiences Platform), na sede em Redmond, nos Estados Unidos, procura por uma pessoa disposta a atuar em uma “jornada para revolucionar a plataforma Windows UX, oferecendo as melhores experiências interativas e apresentando hardware de ponta".

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Com uma interface mais moderna e ícones maiores, a meta da Microsoft é revolucionar o Windows 10 (Imagem: Microsoft/Reprodução)

O Windows 10 terá a nova versão chamada “Sun Valley” até o fim do ano, com mudanças significativas na aparência, recursos e funcionalidades para os usuários. O site Windows Latest ainda viu outras vagas similares que estimulavam os candidatos a embarcar em uma “jornada de vários anos para repensar a plataforma com objetivo de possibilitar as melhores experiências interativas no Windows”. Será que vem mais novidades por aí?

Os anúncios indicam que há grandes planos da Microsoft para o Windows 10 no futuro que vão além dessa nova repaginação. Isso porque já é esperada a revisão completa da interface para impactar na experiência do uso do sistema operacional, o que deve afetar desde a Central de Ações até o menu Iniciar.

 O Sun Valley deve trazer também cantos mais arrepondados (Imagem:Reprodução/Windows Latest)

Bem-vinda, modernidade

Até agora, o que se viu no visual foram elementos com cantos arredondados, menus flutuantes, aplicativos nativos atualizados, novas animações e a revitalização completa de ícones antigos. Tudo isso será voltado não só para modernizar a aparência, como também para ofertar uma experiência amigável para dispositivos com toque na tela.

Com o cancelamento oficial do Windows 10X, há a possibilidade de levar elementos para a versão tradicional do software. O centro de ações, por exemplo, pode vir em futuras atualizações do sistema, inclusive como uma opção adaptativa para aprimorar as variedades de uso do Windows 10.

Aqui dá para ver como os ícones devem mudar (Imagem:  Reprodução/Windows Latest)

Essa unificação pode fazer com que o novo Sun Valley traga um sistema capaz de rodar em outras plataformas além dos tradicionais notebooks e desktops. Se isso ocorrer, será um passo e tanto para a Microsoft, que já teve experiências frustradas no passado com a adaptação do seu software para outros tipos de sistema.

Fonte: Windows Latest

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.