Windows 10 tem novo bug com impressoras
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O Windows 10 recebeu uma nova atualização e mais uma vez causou uma falha em impressoras do mundo inteiro. O update do dia 28 de junho de 2022 passou a gerar conflito com os dispositivos de impressão conectados ao USB, o que pode impedir o uso. Embora a falha esteja associada ao Windows 10, alguns usuários do Windows 11 também relatam problemas similares.
- Atualização do Windows 11 quebra Menu Iniciar; saiba como corrigir
- Barra de tarefa do Windows 11 recebe ajuste para abrigar mais atalhos
Segundo a Microsoft, há dois bugs conhecidos até o momento. O primeiro duplica as impressoras instaladas e gera um nome semelhante à existente com o sufixo "Cópia1" ou "Cópia 2". A segunda falha é a criação de um nome diferente para a impressora e isso impede os aplicativos de se conectar ao aparelho.
O problema deve ser corrigido em uma atualização futura, mas ainda não existe uma correção definitiva. Em vez disso, os desenvolvedores do Windows trouxeram algumas soluções alternativas para superar a dificuldade e voltar a imprimir no sistema operacional:
- Abra o aplicativo Configurações, navegue até "Bluetooth e dispositivos" e selecione "Impressoras e scanners";
- Se parecer haver uma instalação duplicada de uma impressora existente, como com o sufixo "Cópia1", confirme se a impressão funciona para esta impressora;
- Se houver necessidade de usar a instalação original da impressora e não a duplicada, clique com o botão direito do mouse na impressora duplicada, selecione "Propriedades da impressora" e selecione a guia "Portas" para ver qual está em uso;
- Abra "Propriedades da impressora" na impressora original e selecione a guia "Portas". Na lista exibida, selecione a opção de porta em uso pela impressora duplicada: se a original funcionar normalmente, a impressora duplicada pode ser removida.
A Microsoft recomenda que usuários atualizem o driver de impressão do seu dispositivo. Isso pode ser feito nas propriedades da impressora ao clicar em "Instalar o driver mais recente". Mesmo para os que já tem a versão atualizada, vale dar uma olhadinha no site do fabricante para ver se não há uma nova ou se é possível aprimorar o firmware do dispositivo.
Quem enfrentar dificuldades sem conseguir resolver com as dicas acima poderá desinstalar e reinstalar a impressora do zero. Lembre-se de desligar o aparelho completamente, desconectar todos os cabos e remover os rastros do dispositivo no Windows.
Corrige um, estraga outro
Este não é o primeiro (e provavelmente nem o último) bug do Windows 10 que estraga com recursos básicos e plenamente funcionais antes do update. Em maio, a Microsoft precisou lançar um patch para corrigir uma falha causada por uma atualização feita para corrigir um problema totalmente diferente.
Nos últimos meses, a empresa precisou corrigir outra falha relacionada ao Bluetooth que causava a tela azul da morte em alguns modelos de computador. Nessa época, uma série de ataques de ransomware foram disparados se passando por atualizações do Windows 10, o que deixou muita gente refém dos criminosos.
O irmão mais novo, Windows 11, também tem apresentado sucessivos bugs em atualizações recentes. Muitos usuários começaram a evitar a instalação de updates assim que são lançados justamente para não ter problemas, o que pode deixar o computador vulnerável a ataques. O jeito é torcer para a Microsoft acertar a mão e conseguir lançar correções pontuais que atuem apenas nas falhas, sem criar outros erros para o usuário.