Publicidade

Atualização do Windows 11 quebra Menu Iniciar; saiba como corrigir

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Julho de 2022 às 09h24

Link copiado!

Windows/Unsplash
Windows/Unsplash

Recentes atualizações cumulativas do Windows 11 aparentemente quebraram o Menu Iniciar. Os pacotes KB5015882 e KB5015814, quando afetados pelo bug, fazem a seção central do sistema operacional abrir e fechar instantaneamente — ou nem abrir. Felizmente, a Microsoft reconheceu o problema e já liberou a correção para os usuários.

“Após implementar esta atualização, recebemos relatos de que um pequeno número de dispositivos pode não conseguir abrir o Menu Iniciar. Em dispositivos afetados, clicar ou selecionar o botão Iniciar, ou usar a tecla Windows no teclado pode não surtir efeito”, descreveu a empresa na documentação oficial.

Continua após a publicidade

Ter um problema no Menu Iniciar pode ser um grande inconveniente para usuários de Windows. A seção atua como ponto central do sistema operacional, atuando como bandeja de atalhos para aplicativos recentes e dando acesso a funções básicas do computador, como as opções de desligamento/suspensão, acesso às configurações da máquina e mais.

Já existe solução

Apesar de ter afetado uma “pequena quantidade de dispositivos”, a Microsoft já liberou uma correção discreta por meio do canal Know Issue Rollback (KIR). O pacote é distribuído de forma automática e deve alcançar todos os PCs atualizados na versão KB5015882 e KB5015814.

Segundo a Microsoft, reiniciar o computador pode ajudar o PC a detectar a atualização, mas também é possível baixar o pacote manualmente. Administradores de sistemas empresariais, por outro lado, podem acelerar o processo ao acessar um grupo de políticas especiais nas Configurações do PC.