Publicidade

Atualização do Windows 11 trava PCs e exibe Tela Azul da Morte

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Maio de 2022 às 15h47

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Techspot)
(Imagem: Reprodução/Techspot)

A atualização KB5013943 (Patch Tuesday, de maio de 2022) do Windows 11 trouxe um grave problema para os usuários: o travamento de computadores com a apresentação da Tela Azul da Morte. Isso pode ocorrer devido a conflito com drivers necessários para rodar apps de antivírus e alguns outros programas.

Lançada no último dia 10, a atualização de segurança é automática para a maioria dos usuários, portanto é possível que muita gente enfrente dificuldades. Além da terrível tela azul, foi possível notar falhas ao rodar aplicativos diversos. Quem está no Windows 10 também foi afetado, embora o índice de reclamações seja maior no sucessor.

Continua após a publicidade

A atualização foi liberada para corrigir bugs do Windows 11, mas parece que o ajuste causou ainda mais falhas. Segundo a desenvolvedora de antivírus Sophos, o patch apresenta códigos de erro de parada que deixam a área de trabalho sem resposta devido à incompatibilidade de drivers.

Se você instalou algum update na semana passada e começou a ter erro de tela azul, pode ser um dos afetados pelo problema. Muita gente no Reddit diz que a falha ocorre após 10 ou 15 minutos após ligar o PC. Como a tela azul é muito rápida (logo depois ela reinicia), não dá para saber qual erro está relacionado.

Como corrigir a falha da Tela Azul da Morte

A Microsoft ainda não se pronunciou sobre os relatos das pessoas com máquinas afetadas. Já a Sophos, emitiu um aviso para seus usuários no qual recomenda a desinstalação da KB5013943 até que haja uma correção pronta. É só seguir o passo a passo abaixo:

Continua após a publicidade
  1. Selecione Iniciar > Configurações > Windows Update;
  2. Pausar atualizações por 7 dias;
  3. Abra o Painel de Controle;
  4. Clique em Programas e recursos;
  5. Clique em "Ver atualizações instaladas";
  6. Procure KB5013943 e desinstale-o.

Quem tem antivírus da Sophos e enfrenta tela azul pode apenas baixar a atualização do programa para minimizar o impacto da Tela Azul da Morte. Para os demais, a melhor solução é mesmo se manter longe dessa atualização da semana passada.

Fonte: Sophos