Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 10 | SO deve receber recurso de restauração semelhante ao macOS

Por| 01 de Agosto de 2019 às 16h00

Link copiado!

Amelia Holowaty Krales / The Verge
Amelia Holowaty Krales / The Verge

A Microsoft está planejando melhorar a maneira de redefinir ou atualizar um computador com Windows 10. A empresa revelou que está testando um novo recurso de "download em nuvem" para redefinir seu sistema operacional quando o hardware falhar ou o SO precisar ser reinstalado. Embora o recurso ainda não esteja disponível para testes públicos, ele será exibido nos dispositivos quando você inicializar uma máquina nessas condições.

Esse recurso provavelmente será fundamental para os futuros Microsoft Windows Lite e o Windows Core OS (WCOS). A gigante de Redmond está criando uma versão do Windows 10 simplificada e semelhante ao ChromeOS, e a possibilidade de restaurá-la nos dispositivos sem a necessidade de espetar algo complementar por meio da porta USB, por exemplo, pode ser a solução para alguns dos hardwares que executarão o Windows Lite.

As ferramentas de suporte existentes para Windows em notebooks como Dell, ASUS e HP geralmente envolvem uma cópia do sistema operacional em uma parte particionada da unidade ou de ferramentas de terceiros para restaurar a partir da nuvem ou de um pendrive. A Microsoft parece estar lidando com as muitas maneiras de se recuperar de problemas em vários desses notebooks e a expectativa é fornecer um método fácil para qualquer fazer isso.

Continua após a publicidade

Isso provavelmente será semelhante à maneira como a Apple lida com as reinstalações do macOS, com a opção de reinstalar o SO baixando uma cópia da nuvem. A Microsoft tem usado recentemente um recurso semelhante para sua linha Surface, permitindo que os dispositivos “se recuperem da nuvem” baixando uma cópia do Windows 10 e fazendo a reinstalação.

Para que isso seja concluído, a Microsoft também precisará garantir o suporte total dos OEMs e de todos os drivers importantes para que isso funcione bem. A ideia é que esse recurso seja implementado gradualmente.

Fonte: The Verge