Publicidade

Windows 10 passa a ser atualizado com menos frequência; entenda o que muda

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Novembro de 2021 às 10h30

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech

A Microsoft iniciou nesta terça-feira (16) o fluxo de atualizações anual no Windows 10. O novo cronograma colocará o sistema operacional com a mesma cadência de updates do sucessor, o Windows 11, substituindo o modelo de duas grandes atualizações por ano.

Assim, a próxima grande atualização do Windows 10 só vai acontecer no segundo semestre de 2022. Nesse meio tempo, o sistema operacional será recheado de reforços em segurança e correções de bugs como sempre, em pacotes distribuídos principalmente às terças-feiras.

Continua após a publicidade

Embora diminua a frequência de novidades, um fluxo de atualizações mais lento é importante para garantir estabilidade para o sistema. Atualizações anuais são mais fáceis de acompanhar, com janelas de suporte mais bem definidas e, lógico, bem mais marcantes para o usuário do que duas atualizações por semestre.

Características como essa ajudam principalmente aqueles que usam o Windows 10 no trabalho ou em instituições de ensino (nas versões específicas para esses usos, claro). Com esse novo fluxo, inclusive, o suporte para cada atualização será de até 30 meses nesses cenários específicos.

Windows 10 ainda recebe recursos novos

Mesmo que o Windows 11 já esteja liberado para o público geral, o Win 10 ainda receberá atualizações com novos recursos — a próxima compilação é um exemplo disso. O SO lançado neste ano pode até ser o foco, mas, assim como aconteceu na Microsoft Store, novidades implementadas nele também podem aparecer no sistema anterior.

Continua após a publicidade

Segundo a Microsoft, pelo menos uma versão do Win 10 terá suporte oficial até 14 de outubro de 2025. Compilações antigas do sistema operacional devem ser as primeiras a ficarem para trás, então é ainda mais importante acompanhar as atualizações anuais.

Recentemente, o Windows 10 recebeu a atualização conhecida como 21H2 (2021, segundo semestre). O pacote introduziu novidades em produtividade, gerenciamento e segurança.

Fonte: Microsoft