Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Tela Preta da Morte" mudará de cor novamente no Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Novembro de 2021 às 12h40

Link copiado!

Reprodução/The Verge
Reprodução/The Verge
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft decidiu mudar novamente a tela de erro do Windows 11 e desta vez trouxe de volta a cor original. A gigante do software tinha no azul a sua cor oficial desde sempre, mas trocou para o preto no início deste ano para combinar com as telas de logon e desligamento do sistema. Essa havia sido a segunda grande mudança no modelo desde a introdução do recurso — o primeiro havia sido o rosto triste e o QR Code na tela do Windows 8.

A chamada Tela Azul da Morte ganhou a cultura popular e se tornou um símbolo de algo indesejado, temido e apavorante. Em uma nota da atualização recente, a Microsoft anunciou a mudança da cor para deixar tudo como nas versões anteriores do Windows, possivelmente para evitar confusões de quem migrou para o sistema recente.

Continua após a publicidade

Criada no Windows 3.0, a mensagem de erro é uma forma de explicar para o usuário — embora a maioria não saiba exatamente o que significa — e técnicos de informática o que ocasionou aquela falha crítica, em geral relacionada a problemas de hardware e memória. Esse tipo de erro envolve o kernel do próprio Windows e gera um arquivo com despejo de dados para ser possível descobrir qual é a causa.

Possivelmente esse retorno ao modelo antigo tem relação com o atendimento de TI das companhias, afinal muita gente não sabia da mudança de cor e poderia ficar confusa na hora de relatar o problema para o suporte. Em tecnologia, um erro de tela preta é normalmente relacionado a mau funcionamento na placa de vídeo, quando o computador não exibe nada no monitor, ou quando a máquina nem liga e isso poderia causar confusões.

Em meio a um cenário de pandemia e com muitos funcionários trabalhando em home office, imagine o quão caótico pode ser para a equipe técnica decifrar qual o erro relatado pelo usuário sem a famigerada tela azul.

O fato é que todos podem comemorar (ou não) o retorno da famosa tela pavorosa para os computadores com Windows 11. E não se atreva a mexer na Blue Screen Of Death (BSOD) novamente, ok, Microsoft?

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft