Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 10 ganha app integrado que verifica compatibilidade com Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Outubro de 2021 às 18h22

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft começou a distribuir o app Verificação de Integridade do PC (também conhecido como “Verificação de Saúde do PC”) para usuários de Windows 10 nesta segunda-feira (25). O programa tem como objetivo avaliar os componentes do computador e verificar a compatibilidade deles com o Win 11, lançado em versão final no início de outubro.

Independentemente de estar interessado em migrar para o novo sistema operacional ou não, a Microsoft quer que você verifique se dá para fazer a transição — ao menos, essa parece ser a ideia da distribuição do recurso. A ferramenta já podia ser baixada manualmente pelo site oficial da Microsoft e não faz mais nada além de checar se existe a compatibilidade com o novo SO.

Continua após a publicidade

O recurso chega como parte da atualização KB5005463, distribuída gradativamente entre usuários que estejam com o Windows 10 na versão 2004 (liberada em maio de 2020) ou mais recentes. Obviamente, usuários de Windows 11 não receberão o app.

A primeira aparição do Verificação de Integridade do PC aconteceu em junho deste ano, mas a estreia não foi nada suave. O programa, além de impreciso, não era nada específico quando diagnosticava a falta de suporte.

Devido aos problemas e avalanche de reclamações, a Microsoft recuou e tirou o programa do ar. Meses depois, o Verificação de Integridade do PC passou por novos testes com membros do programa Windows Insider e logo voltou às mãos do público geral.

Apesar de ser extremamente útil (e importante) para quem pretende fazer a migração de sistemas operacionais, o programa não é nada interessante para quem pretende continuar com o Win 10 até o fim do suporte (programado para 2025).

Continua após a publicidade

De toda forma, a compilação será distribuída gradativamente e é provável que o seu computador já a tenha recebido. Se atualizar é uma vontade sua, vale conferir se há downloads disponíveis em Configurações > Windows Update.

Fonte: Microsoft