Bug no Windows 10 desfragmenta SSDs com frequência; veja como solucionar

Por Alberto Rocha | 30 de Agosto de 2020 às 16h00
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

A grande atualização de maio de 2020 para o Windows 10 (conhecida como 20H1) trouxe uma série de novidades para o Gerenciador de Tarefas e a Cortana, mas também introduziu alguns bugs em diversos aparelhos que rodam o sistema operacional. Praticamente três meses após a liberação do update e a identificação de pelo menos dez erros, alguns passaram despercebidos pela Microsoft.

De acordo com o site Bleeping Computer, o update inseriu um bug no recurso de desfragmentação de disco, não registrando a data correta no qual a unidade de foi realmente otimizada. Como o recurso de otimização agendada está ativado por padrão, o sistema operacional tem executado o processo em SSDs toda vez que o sistema é reiniciado, frequência essa acima do necessário e que pode diminuir a vida útil da unidade de armazenamento.

Nos testes realizados aqui no Canaltech, em um notebook cuja desfragmentação foi feita há pouco menos de um mês, foi fácil notar o problema. Ao abrir a ferramenta, a mensagem “Precisa de otimização” é exibida, além da frequência estar ativada como “Semanalmente” por padrão do sistema.

Windows 10 não está registrando data da última otimização de disco (Imagem: Alberto Rocha/Captura de tela)

Como corrigir o bug de desfragmentação de disco

A Microsoft já começou a correção do bug de desfragmentação e a liberou para os usuários participantes do programa Windows Insider através da build 19042.487 e deve disponibilizar para os demais muito em breve. Contudo, enquanto isso não acontece, há dois métodos simples de solução postados pela própria companhia em um de seus fórum de ajuda.

Passo 1: abra o menu iniciar e digite CMD;

Passo 2: na janela que abriu ou clicando com o botão direito sobre o CMD, selecione a opção "Executar como Administrador";

Passo 3: com o Prompt de Comando aberto, basta copiar e colar os comandos abaixo (uma de cada vez) e pressionar Enter:

  • REG ADD "HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftDfrgBootOptimizeFunction" /V Enable /T REG_SZ /D N /F
  • REG ADD "HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftDfrgBootOptimizeFunction" /V OptimizeComplete /T REG_SZ /D No /F
  • REG ADD "HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersionOptimalLayout" /V EnableAutoLayout /T REG_DWORD /D 0 /F
Solução manual para correção de bug no Windows 10 que pode prejudicar SSDs (Imagem: Reprodução/Microsoft)

A segunda alternativa é realizar o processo de forma manual, digitando no menu iniciar “Desfragmentar e Otimizar Unidade” e, em seguida, clicando em “Alterar configurações” e desativando a opção de “Executar seguindo um agendamento (recomendado)”.

Fonte: Bleeping Computer, Microsoft  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.