Windows 10 May 2021 Update: confira todas as novidades da versão

Windows 10 May 2021 Update: confira todas as novidades da versão

Por Bruno Salutes | 19 de Maio de 2021 às 14h00
@Windows/Unsplash

Em 2020, a Microsoft lançou duas atualizações para o Windows 10, como a 20H1, em maio, e a 20H2, em outubro. Agora, a partir desta terça-feira (18), a empresa começou a liberar para todos usuários o Windows 10 May 2021 Update, também conhecido como 21H1.

O Windows 10 May 2020 Update (20H1) trouxe muitas mudanças para o Windows, como uma reformulação na barra de pesquisa do menu “Iniciar”, mudanças nas áreas de trabalhos virtuais, e um app independente para a Cortana. Apesar de poucas novidades, a 20H2 trouxe consigo uma barra de tarefas personalizável e, pela primeira vez, o Microsoft Edge passou a ser um navegador nativo do sistema.

Abaixo, você pode conferir as novidades do Windows 10 lançadas nesta nova atualização, tudo o que já foi lançado nas atualizações do ano passado e como atualizar o Windows 10 em seu PC!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Windows 10: atualização de maio de 2021

Como esperado, a primeira atualização de 2021 do Windows 10 trouxe poucas mudanças na interface ou nas funcionalidades, porém trouxe muitas correções e otimizações para o sistema operacional. Abaixo, você pode conferir as novidades da atualização de maio de 2021:

Suporte a múltiplas câmeras no Windows Hello

A partir de agora, os usuários do Windows 10 podem definir uma câmera externa (que não seja a nativa do computador) como padrão no Windows Hello — ferramenta de segurança que é usada para fazer o login no PC.

Melhoria no desempenho do Windows Defender

O Windows Defender Application Guard (WDAG) recebeu melhorias de desempenho, dando mais opções de segurança para administradores e uma diminuição no tempo de abertura de documentos.

A Barra de Tarefas ganhou a aba "Notícias e Interesses"

A Barra de Tarefas do Windows 10 ganhou um novo recurso chamado “Notícias e Interesses”, que oferece um rápido acesso a uma aba com manchetes do dia, informações meteorológicas, dados sobre trânsito e muito mais.

A atualização de maio de 2021 do Windows 10 ganhou uma aba "Notícias e Interesses" (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Caso não seja do seu interesse ter acesso a essa aba, fique tranquilo: será possível desabilitá-la.

Novos recursos remotos para o WMI Group Policy Service

O Windows Management Instrumentation (WMI) Group Policy Service (GPSVC), implementação da Microsoft que fornece uma interface para o sistema operacional, passou a oferecer suporte otimizado a atividades remotas, algo bastante útil, visto que muitos estão realizando trabalhos em home office.

Uma atualização mais curta que o habitual

Nos últimos anos, a Microsoft passou a adotar um modelo que consistia em lançar uma grande atualização em maio e uma menor em outubro. No entanto, essa situação se inverteu em 2021.

A atualização mais curta veio primeiro, ao passo que a segunda, esperada para sair em outubro, e provavelmente será conhecida como 21H2, trará mudanças mais significativas para o sistema operacional da Microsoft.

Windows 10: como atualizar

Para confirmar se você recebeu a atualização de maio, será necessário acessar o painel de "Configurações" do Windows 10 e fazer a verificação manualmente.

Passo 1: no menu "Iniciar" do Windows, selecione o menu "Configurações" e clique na opção "Atualização e Segurança".

No menu "Configurações" selecione a opção "Atualização e Segurança" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: selecione a opção "Verificar se há atualizações". Caso exista, a opção "Atualização de recursos para o Windows 10" irá aparecer, então selecione a opção "Baixar e instalar".

Clique em "Verificar se há atualizações" e, em seguida, selecione a opção "Baixar e instalar" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: reinicie o PC ou agende uma reinicialização para concluir a instalação da atualização.

A seguir, veja as novidades que chegaram com a versão anterior:

Windows 10: atualização de outubro de 2020

O Windows 10 May 2020 Update já está disponível para dispositivos selecionados pela Microsoft que possuem a versão 1903 ou superior do sistema. No entanto, a Microsoft informou que vai limitar a disponibilidade da atualização nas próximas semanas, para garantir uma experiência confiável de download para seus usuários. Outro ponto a ser considerado é que a atualização pode ser bloqueada em dispositivos que possuam problemas de compatibilidade.

Confira abaixo as novidades da atualização de outubro:

Novo layout para os ícones do menu "Iniciar"

A cor sólida do fundo dos ícones do menu "Iniciar" foi substituída por cores claras e escuras, para combinar com o tema do Windows 10 que você está utilizando em seu PC.

Comparativo da versão 20H1 e da atualização 20H2 do menu Iniciar no Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Alterações na interface

A atualização de outubro trouxe novidades para a interface do Windows 10: os ícones dos apps "Calculadora", "E-mail" e "Calendário" foram totalmente repaginados. E, junto com isso, a aba de notificações também irá exibir os ícones dos apps, para que os usuários saibam exatamente qual notificação pertence a qual app.

E agora a aba de notificações também conta com uma nova opção: agora, é possível utilizar o ícone "X" para dispensar notificações. Atualmente, é possível dispensar as notificações utilizando o ícone de "Seta para a direita".

Muitas novidades para o Edge

Com a nova atualização, esta é a primeira versão do Windows 10 que vem com o navegador instalado, de forma nativa, substituindo completamente o antigo Microsoft Edge. Utilizando o comando “Alt + Tab”, todas as abas do Edge são exibidas para serem acessadas, em vez de apenas uma, como era feito antigamente.

A função "Alt +Tab" exibe todas as abas do Microsoft Edge (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O navegador também recebeu novidades na barra de tarefas, com os sites que foram fixados pelos usuários. Ao fixar um site na barra de tarefas, agora você pode passar o mouse ou clicar no ícone dele para ver todas as guias que estão associadas.

Deixe a Barra de Tarefas do seu jeito

Se você comprou um PC recentemente e criou uma nova conta no Windows, pode utilizar uma Barra de Tarefas mais acessível e mais "clean". Além disso, ainda é possível personalizá-la e deixá-la do seu jeito.

Mudanças no Painel de Controle 

O Painel de Controle foi migrado para a aba "Sobre", dentro do painel "Sistema" no menu de "Configurações" do Windows 10.

O Painel de Controles será migrado para o painel de Configurações do Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Melhorando a experiência do tablet para dispositivos 2 em 1

Ao desconectar o teclado do Surface, o Windows exibe uma notificação perguntando se você quer mudar para o modo Tablet. Agora, a mudança será feita automaticamente.

Notificações reduzidas no Assistente de Foco

Com a atualização 20H2, as notificações do Assistente de Foco já vêm desativadas por padrão. Mas, caso você queira ativá-las, pode fazer isso no menu de “Configurações”.

Acesse os aplicativos Android do seu telefone Samsung no Windows

O aplicativo “Seu Telefone” agora tem mais recursos desenvolvidos para alguns celulares da Samsung. Com eles, será possível acessar os aplicativos do telefone diretamente no PC com o Windows 10.

Com o app "Seu Telefone", agora vocêpode acessar os apps do seu celular Samsung no Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Maior conectividade com os serviços da Microsoft

Ao fazer o login com a sua conta do sistema, o Windows 10 irá fixar seu telefone, o pacote Office e o aplicativo do Xbox na Barra de Tarefas.

Mais segurança para os usuários

O Windows Hello ganhou novidades e agora oferece suporte para recursos de segurança com reconhecimento facial e biométrico. Além disso, o Windows Defender agora oferece maior proteção para arquivos considerados não confiáveis do Office 365.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.