Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Você ainda pode fazer upgrade gratuito para o Windows 10, diz Microsoft

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Março de 2021 às 13h30

Link copiado!

adrian x/Pixabay
adrian x/Pixabay

Oficialmente, a possibilidade de upgrade gratuito de versões antigas para o Windows 10 foi encerrada pela Microsoft em 2016. Entretanto, desde então, diferentes maneiras continuam sendo encontradas pelos usuários para estender a oferta, com uma nova dinâmica tendo sido divulgada por meio de fóruns de suporte da empresa e funcional para usuários das duas versões anteriores do sistema operacional.

É, também, um método relativamente simples. De acordo com a publicação, feita na última semana, usuários de cópias legítimas do Windows 7 ou 8.1 ainda podem realizar a atualização gratuita para a edição atual por meio da ferramenta de criação de mídias, que pode ser baixada diretamente do site da Microsoft. A partir daí, basta seguir alguns passos para completar o processo, que funciona tanto nos pacotes domésticos quanto corporativos da plataforma.

Segundo a representante de suporte, ao baixar o executável, o usuário deve selecionar a opção de fazer upgrade do PC e, na sequência, selecionar a opção que mantém dados, informações e configurações. A realização de uma instalação limpa do sistema operacional não deve funcionar e, ainda, é importante garantir, antes de iniciar o processo, que a versão atual do Windows está ativada junto aos servidores da Microsoft.

Continua após a publicidade

Com tudo nos conformes, basta seguir adiante com a instalação e, assim que o processo for completado, conectar o computador à internet. No aplicativo de configurações do Windows 10, basta seguir para a opção de Atualizações e Segurança para completar o processo de ativação que, também, confirma que o upgrade foi realizado com sucesso. Caso contrário, pode ser preciso inserir a chave de ativação original do sistema operacional, que passa a dar acesso legítimo à versão atual.

Entretanto, a representante de suporte da Microsoft afirma que o processo não tem garantia de funcionamento. Estranhamente, ela faz referência a uma publicação original do site ZDNet, que revelou o método; apesar de, aparentemente, endossado pela companhia, ela afirma não se responsabilizar pelas informações passadas. Além disso, como acontece desde o início do processo de upgrade gratuito, versões mais antigas do Windows, como XP ou outras, não são elegíveis.

Por isso, caso você ainda esteja rodando uma edição antiga e deseja arriscar, o ideal é realizar, antes, o backup de suas informações e arquivos. Assim, caso a ativação não seja possível, você sempre poderá realizar uma formatação e reinstalação limpa da versão anterior do sistema operacional, ou então, seguir utilizando o Windows 10 com as restrições inerentes à ausência de uma ativação.

Fonte: Microsoft (centro de suporte)