Vai deixar saudade? Microsoft começa a remover a Cortana do Windows 11
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A Microsoft iniciou o processo para remover a Cortana do Windows 11. A empresa já havia anunciado que descontinuaria a assistente virtual lançada em 2014 e agora começa a desativar o app para alguns testadores.
- Microsoft vaza app que ativa funções escondidas do Windows 11
- Jogos de Android no Windows 11 vão usar mais poder da placa de vídeo
Após uma atualização da Microsoft Store para os canais Dev e Canary do programa Windows Insider, o aplicativo da Cortana foi desativado. Quem tenta abrir o software recebe o aviso “O aplicativo independente da Cortana no Windows foi descontinuado” e um botão que redireciona à página de suporte para saber mais.
A expectativa é de que o app da Cortana deixe de funcionar para outros canais de testes do Windows Insider nos próximos dias e dure até o fim do mês na versão estável, de acordo com o site XDA Developers. Portanto, quem quiser usar a ferramenta ainda tem algumas semanas antes da despedida.
Isso não significa que a Cortana deixa de existir completamente: a assistente ainda está presente nos aplicativos do Outlook e do Teams para celulares, mas as funções devem ser reduzidas com o tempo.
Substituição: sai Cortana, entra Copilot
A Cortana vai dar lugar ao Microsoft Copilot, IA generativa integrada ao Microsoft 365 e Windows 11. O Copilot é controlado por prompts de texto e consegue gerar respostas, criar imagens, gerenciar arquivos e fazer alterações no sistema.
Até o momento, o novo assistente está em fase de testes, mas você pode conferir alguns dos recursos esperados. Enquanto o Copilot não chega, também é possível usar o Bing com IA no Windows.
Fonte: XDA Developers