Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sua impressora foi renomeada? É culpa do novo bug no Windows

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Dezembro de 2023 às 15h52

Link copiado!

Bruno Bertonzin/Canaltech
Bruno Bertonzin/Canaltech

Sua impressora teve o nome modificado de repente? A culpa é de um novo bug no Windows, que identificou todo e qualquer modelo de dispositivo como sendo da HP, alterou a identificação dos produtos conectados ao PC e até mesmo baixou o app oficial da fabricante sem a autorização.

O problema começou a ser identificado na última quinta-feira (30) e foi se espalhando durante o fim de semana para aqueles que baixaram a mais recente atualização do Windows. As impressoras seguiam funcionando normalmente, mas eram identificadas como HP LaserJet M101-M106, uma linha real de dispositivos da marca.

Enquanto isso, quem tentava desinstalar o HP Smart App, software oficial das impressoras, o viam sendo baixado novamente a cada reinicialização. Inicialmente, desconectar o dispositivo impedia que a falha continuasse acontecendo, enquanto os fóruns da Microsoft eram inundados de relatos sobre o bug bizarro.

Continua após a publicidade

O bug foi tão generalizado que até elementos padrões do Windows, como sua capacidade de “imprimir” arquivos para um formato PDF, acabaram sendo reconhecidos como o modelo da HP. Isso aconteceu mesmo em computadores que nunca tiveram uma impressora conectada, em uma falha que segue sem solução definitiva.

Problema está sendo corrigido

Antes mesmo de Microsoft e HP se pronunciarem, usuários avançados descobriram que os metadados da atualização do sistema operacional eram a causa do problema. As informações, enviadas pelas fabricantes de dispositivos à dona do Windows, servem para que a plataforma identifique corretamente e de forma amigável os dispositivos conectados ao PC.

Continua após a publicidade

Neste caso, um erro na configuração dos metadados da HP fez com que todas as impressoras, mesmo as de outras fabricantes, fossem identificadas como um modelo LaserJet. Foi isso, também, que fez com que a Microsoft Store, presente de forma nativa nos Windows 10 e 11, fizesse o download de um software oficial.

Segundo a Microsoft, os metadados que causaram o problema já foram removidos da atualização do Windows. Agora, a empresa trabalha junto com a HP em uma correção para o problema, já que os usuários afetados seguem com suas impressoras identificadas de forma errada.

Coleção de bugs

Não vem sendo um fim de ano fácil para a Microsoft. No último final de semana, a empresa também teve de suspender uma atualização importante para o Windows 11 depois que o Copilot se desentendeu com setups que tivessem mais de um monitor. O problema foi uma mancha no lançamento da inteligência artificial, integrado à plataforma como uma das grandes novidades deste ano.

Continua após a publicidade

Fonte: Windows Latest