Publicidade

Não consegue ativar a Inicialização Segura no Windows? Saiba como resolver

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
prozla/VisualHunt
prozla/VisualHunt

Você pode ter ativado o chip TPM 2.0 na BIOS, ter colocado a Inicialização Segura como padrão, mas seu computador ainda é apontado como incompatível com o Windows 11? Infelizmente, o problema pode estar mais embaixo: o formato de particionamento do seu dispositivo de armazenamento pode não ter suporte ao UEFI, um dos requisitos mínimos do novo sistema operacional.

Mas, calma, existe uma solução — na verdade, mais de uma — para resolver esse problema. Antes, contudo, é importante entender um pouco sobre tipos de particionamento.

MBR é incompatível com o UEFI

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Master Boot Record (MBR) surgiu antes do UEFI e, por usar uma tabela de partição no padrão BIOS, ele já não tem suporte ao novo modelo de comunicação com o firmware. O que acontece, portanto, é que o armazenamento interno do seu computador pode estar configurado com o antigo modelo de particionamento e, por isso, a função não pode ser habilitada — e quando é, o computador pode não ser inicializado até que a função seja desativada novamente.

Como verificar se o seu HD está em formato MBR

Para conferir o formato do seu dispositivo de armazenamento, você deve entrar no Gerenciamento de disco. Faça o seguinte:

  • Abra o Menu Iniciar e procure por “Gerenciamento de disco” — ou abra o programa Executar (Tecla Windows + R) e execute o comando diskmgmt.msc.

Na tela que se abriu, clique com o botão direito do mouse sobre o disco em que o sistema operacional está instalado e prossiga em Propriedades > Volumes para encontrar os detalhes sobre o dispositivo.

O tipo de particionamento do sistema estará descrito na frente do “Estilo de partição” — e se for MBR, você sabe qual o problema que impede seu PC de rodar o Windows 11.

Continua após a publicidade

Como converter partição de MBR para GPT

Atualmente, há duas maneiras para se converter MBR para GPT, ambas através de código direto no Prompt de Comando. Aqui, vale o alerta: os procedimentos mexem diretamente com o armazenamento do computador e podem colocar seus arquivos pessoais em risco. Sendo assim, faça o backup dos dados importantes em outro dispositivo e tenha um pendrive bootável pronto para uma instalação limpa em caso de emergência.

Converter HD de MBR para GPT com DISKPART

Continua após a publicidade

O primeiro (e mais tradicional) dos métodos é o DISKPART, uma ferramenta nativa do Windows. Nesta opção, o dispositivo de armazenamento é completamente formatado no processo, então é necessário ter um pendrive bootável para refazer a instalação limpa do sistema operacional logo em seguida. Para começar, você precisa abrir o programa já com permissões de administrador, portanto siga estes passos:

Passo 1: pesquise “Prompt de Comando” no Menu Iniciar do Windows, clique com o botão direito sobre ele e depois em “abrir como administrador”;

Passo 2: digite diskpart para inicializar a ferramenta de conversão;

Continua após a publicidade

Passo 3: insira o comando list disk e confira qual o número do disco você quer selecionar para iniciar o processo;

Passo 4: digite select disk [número do disco desejado] para selecionar o dispositivo;

Passo 5: entre com o comando clean para começar a formatação do dispositivo de armazenamento selecionado;

Continua após a publicidade

Passo 6: finalizada a etapa anterior, digite convert gpt para converter de MBR para GPT;

Converter HD de MBR para GPT com mbr2gpt

Continua após a publicidade

O outro método para conversão de tabela de particionamento é pelo mbr2gpt, também uma ferramenta nativa do Windows. Nele, além de permissões de administrador, é necessário dar permissões especiais para que o procedimento aconteça enquanto o sistema operacional está rodando.

Com este método, o disco não é formatado por completo, então não é necessário reinstalar o sistema operacional. Para realizá-lo, faça assim:

Passo 1: pesquise “Prompt de Comando” no buscador nativo do Windows, clique com o botão direito sobre ele e, depois, em “abrir como administrador”;

Passo 2: digite mbr2gpt /validate /allowFullOS para inicializar a ferramenta de conversão já com permissões de execução necessárias;

Continua após a publicidade

Passo 3: insira o comando mbr2gpt /convert /allowFullOS para converter de MBR para GPT;

Ative o UEFI nas configurações de BIOS

Continua após a publicidade

Feito o processo, você já pode retornar para as configurações de BIOS e ativar o UEFI. Diferente de ocasiões anteriores, ativar a função após a conversão do tipo de partição não deve impedir que o sistema seja inicializado.

Para garantir que está tudo certo antes de instalar o Windows 11, confira novamente no Gerenciamento de disco ou faça uma varredura com o Verificação de Integridade do PC. Se tudo aconteceu como deveria, é provável que o sistema já seja indicado como compatível com o novo sistema operacional.