Publicidade

Modo Jogo do Windows 10 está fazendo PCs travarem; aprenda a desativar

Por| 08 de Maio de 2020 às 07h35

Link copiado!

Modo Jogo do Windows 10 está fazendo PCs travarem; aprenda a desativar
Modo Jogo do Windows 10 está fazendo PCs travarem; aprenda a desativar

O Modo de Jogo do Windows 10 foi criado como uma funcionalidade avançada, que otimiza os recursos do sistema operacional e do computador para garantir o máximo de desempenho possível nas gameplays. Entretanto, parece que o recurso tem seguido o caminho inverso desde as últimas atualizações do sistema operacional, levando máquinas a travarem e jogos a terem desempenho bem abaixo do esperado.

Os relatos de usuários se acumulam e estão relacionados principalmente a dois dos grandes games do momento — League of Legends e Call of Duty: Warzone. Os problemas afetariam uma lista de placas tanto da AMD quanto da Nvidia, com especificações que vão desde as mais poderosas até modestas, indicando se tratar de uma falha generalizada que, felizmente, pode ser resolvida de maneira simples até que a Microsoft tome uma atitude.

Quedas na taxa de quadros por segundo e congelamentos da tela foram relatados por usuários de GPUs como a GTX 1080 Ti e GTX 980, bem como nos modelos RX 5700 XT, RX 570, RX 480 e R9 290. De acordo com eles, o problema tem a ver com o fato de, muitas vezes, o Modo de Jogo do Windows 10 não identificar os títulos como games, deixando que outros elementos do sistema operacional trabalhem livremente, reduzindo os recursos disponíveis para a jogatina.

Continua após a publicidade

Felizmente, desativar a funcionalidade é simples, bastando acessar as Configurações do Windows 10, depois a opção Jogo e, no menu lateral, Modo de Jogo. O recurso vem ativado como padrão no sistema operacional, mas basta um clique para que ele deixe de funcionar, tendo de ser ativado novamente caso o usuário deseje.

Claro, o desligamento da função também impede que os benefícios apareçam nos jogos em que a tecnologia está funcionando bem. Como se trata de uma solução simples, a ideia dos especialistas é que os usuários realizem testes e desativem o Modo de Jogo apenas quando ele estiver causando problemas, já que os ganhos decorrentes dele podem ser consideráveis, principalmente, em equipamentos mais modestos.

Continua após a publicidade

A Microsoft, por enquanto, não falou diretamente sobre a falha no recurso, mas trabalha atualmente em uma grande atualização para o Windows 10, que deve ser liberada ainda em maio. O desenvolvimento do update está atrasado após a descoberta de falhas de segurança e devido ao trabalho dos desenvolvedores, que vem sendo realizado por home office, mas a ideia da empresa é que as novidades sejam liberadas em breve. Não se sabe, porém, se correções para o Modo de Jogo também virão como parte do pacote.

Fonte: Guru 3D