Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft vai apoiar desenvolvedores de apps para Windows em ARM

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Outubro de 2023 às 11h19

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft está lançando um novo serviço de incentivo a desenvolvedores de apps para Windows em plataformas ARM. A partir da iniciativa, criadores de apps nessa arquitetura terão acesso a workshops técnicos, amostras de código, análises de compatibilidade e assistência em programação, garantindo o melhor funcionamento possível para os softwares.

O chamado App Assure ARM Advisory Service acompanha outras iniciativas da Microsoft, voltadas justamente ao fomento do Windows na arquitetura. O programa já está disponível e é gratuito, podendo promover também uma linha direta entre os desenvolvedores de apps e os responsáveis pelo sistema operacional, com o trabalho combinado resultando em maior disponibilidade de soluções para a plataforma.

A novidade inclui o Windows 10 e 11, assim como outros serviços do ecossistema da companhia, como Office, Azure Virtual Desktop e aplicativos da plataforma Microsoft 365. O suporte a dispositivos específicos, incluindo aqueles com arquitetura ARM64, também faz parte do pacote, assim como ferramentas de telemetria e ambientes de testes para validação.

Continua após a publicidade

O programa App Assure ARM Advisory Service também acompanha o ciclo de vida dos aplicativos após o lançamento, com a indicação de eventuais problemas ou a necessidade de atualizações, bem como apoio para a liberação destas correções. A plataforma já está disponível e pode ser requisitada por qualquer desenvolvedor especializado.

Acima disso, vem o desejo da gigante de Redmond de mudar uma noção comum sobre o ecossistema. Segundo ela, muitos criadores de software acreditam que desenvolver para Windows em ARM é difícil, o que faz com que a emulação de aplicativos seja o caminho mais simples para a maioria das soluções; o objetivo, agora, é mudar essa ideia enquanto garante maior otimização para a arquitetura.

Microsoft apoia criação de app para Windows on ARM

Ao lançar o novo programa, a plataforma aponta que a fatia de mercado ocupada por dispositivos ARM deve dobrar até 2027, com os aparelhos do tipo constituindo 25% do mercado de tecnologia. Trata-se, na visão da empresa, de uma oportunidade de expandir o Windows no ecossistema e garantir a viabilidade desse aumento.

A nova plataforma também acompanha outros trabalhos realizados pela dona do Windows nos últimos anos, parte do já citado compromisso de garantia de compatibilidade. A Microsoft já trabalha ao lado de empresas como Zscaler e Absolute, enquanto outros programas em andamento envolvem prevenção a perda de dados e combate a malware.