Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft vai abandonar ícones usados desde o Windows 95; veja as novidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Maio de 2021 às 11h55

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

A Microsoft está definitivamente determinada em dar uma cara nova para o Windows na Sun Valley, a sua próxima grande atualização. Junto aos novos ícones que devem mudar a experiência geral no menu iniciar e no explorador de arquivos, finalmente as poucas figuras herdadas do Windows 95 serão redesenhadas para se adequar ao restante do sistema.

Atualmente, esses ícones só são encontrados em casos excepcionais e algumas exalam nostalgia, como o armazenamento externo via disquete e a antiga figura para conexão com a internet. Embora não sejam vistos com frequência no cotidiano, esses símbolos compõem uma parte importante do sistema e estavam contidos na Shell32.dll, uma biblioteca dinâmica do Windows.

Continua após a publicidade

Nas poucas vezes em que aparecem, os velhos ícones destoam bastante do restante do sistema. Como uma forma de preservar a consistência visual modernizada no Windows, a Microsoft teria aproveitado a oportunidade do retrabalho geral de ícones para também ajustar essa seção tão esquecida.

Nenhum símbolo foi excluído da lista e eles ainda podem ser escolhidos para personalizar pastas, atalhos ou arquivos. Programas antigos e caixas de diálogo do sistema que adotavam as figuras devem convertê-las automaticamente para suas versões redesenhados, portanto pouca coisa muda na prática, sendo apenas uma modernização de interface.

Mudanças visuais parecem ser uma grande parte da atualização Sun Valley, cujo lançamento deve acontecer em algum momento de outubro. A Microsoft costuma introduzir novidades constantemente e ainda pode ter cartas na manga para liberar antes do lançamento oficial do pacote. Como sempre, é bom ficar de olho no Canaltech para acompanhar as informações.

Fonte: Windows Latest